A Grande Loja Simbólica Espanhola e a Grande Loja das Canárias acordam uso to Templo de Tenerife

Grande Templo de Tenerife
Grande Templo de Tenerife

A Grande Loja Simbólica Espanhola (GLSE) e a Grande Loja das Ilhas Canárias (GLC) assinaram um acordo para propor formas de colaboração e possibilidades de uso que devem ser dadas, uma vez concluída a sua reabilitação, ao histórico Templo Maçónico de Santa Cruz de Tenerife, localizado na rua de San Lucas e propriedade da Câmara Municipal de Tenerife.

As duas Obediências propõem que a propriedade tenha diversos usos e concordam que:

  • O nome do edifício passa a ser “Centro Internacional de Estudos Maçónicos“, com o nome de “Añaza“.
  • O seu uso será o de Museu e Centro Internacional de Interpretação da Maçonaria.
  • O Centro terá um programa anual de palestras, debates, colóquios, cursos, reuniões, congressos, exposições e prémios sobre a Maçonaria e os valores que transmitiu à sociedade, como a convivência democrática, a solidariedade, etc.
  • O Centro buscará ligações académicas com fundações, obras sociais e outras instituições, e terá um programa de investigação e publicações.
  • Terá uma sala dedicada ao Museu da Maçonaria que oferecerá visitas guiadas.
  • Será disponibilizado aos investigadores, Um Centro de Documentação sobre a Maçonaria, a democracia e será sede dos arquivos das Lojas das Canárias, depositados em Salamanca desde 1936.
  • Naturalmente, será também usado para a celebração de ritos maçónicos “pelos grupos que o solicitarem, nos momentos livres das actividades do próprio Centro e sem excluir qualquer Obediência Maçónica.
  • Também será usado como sala de conferências ou reuniões de grupos que o solicitassem.

O acordo não oculta a sua pretensão de “dissipar os perigos actuais que implicam que qualquer outra Obediência Maçónica busque o uso exclusivo da propriedade, uma vez reabilitada, a reivindicação de propriedade da propriedade ou a compensação económica compensatória derivada da referida reivindicação”. O que haja para ser feito a partir de agora, será feito entre as duas Obediências – GLSE e GLC – “sempre de forma conjunta”, partindo “dos princípios de boa fé e eficácia“.

Nota

O Templo de Santa Cruz de Tenerife é um Templo Maçónico localizado na cidade de Santa Cruz de Tenerife (Ilhas Canárias, na Rua San Lucas. O edifício foi construído pela Loja Añaza entre 1899 e 1902 e é considerado um dos principais Templos Maçónicos em Espanha. Foi adquirido pela Câmara Municipal de Tenerife em 2001.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *