A Grande Loja Unida de Inglaterra (UGLE) consagrou a primeira loja para maçons jovens

Alguns mebros da Loja Essex Cornerstone

Mais de 700 maçons lotaram o magnífico Grand Temple do Freemasons Hall para testemunhar a primeira criação mundial de uma nova loja para jovens maçons – A Loja Essex Cornerstone nº 9968.

Alguns anos atrás, o comité do Essex Cornerstone Club começou a pensar na formação de uma nova loja, especificamente para jovens maçons. Eles tinham uma visão sobre qual seria o seu propósito e o que ele poderia alcançar. Seguiu-se um longo período de planeamento e preparação e, com o passar do tempo e o progresso alcançado, percebeu-se que a loja realmente se tornaria uma realidade.

A partir de então, a emoção e a expectativa aumentaram e atingiram o seu auge no sábado, 2 de Março de 2019 – o dia em que a Loja Essex Cornerstone Lodge foi consagrada. O Grande Templo foi o palco para esta ocasião especial com mais de 700 maçons vindos de toda a Inglaterra, que viajaram para testemunhar a cerimónia.

A Loja patrocinadora, a Loja Essex Provincial Grand Stewards, nº 8665, iniciou o processo abrindo a reunião. O Grão-Mestre Assistente da UGLE, Sir David Wootton, e o Grão-Mestre Provincial de Essex, Rodney Bass, foram então recebidos no Grande Templo perante aplausos arrebatadores.

O evento principal, a Cerimónia de Consagração, foi conduzida de forma bela e memorável por Rodney Bass, que disse:

Esta nova loja incentivará e apoiará jovens maçons na sua jornada, proporcionando um local de encontro para jovens maçons aumentarem o seu conhecimento e experiência maçónicos, e permitirá que os membros do Cornerstone Club mantenham relacionamentos fortes”.

“Cornerstone” talhada especificamente para o momento

Os membros Fundadores da Loja foram apresentados ao Grande Mestre Provincial e foi-lhes relembrada a sua obrigação de apoiar e nutrir a sua nova loja e defender os valores da Maçonaria para as futuras gerações.

De seguida, todos aqueles abaixo do grau de Mestre Instalado retiraram-se do Templo – somavam mais de 300 membros. Isto incluiu muitos de mais de 15 clubes de jovens maçons de toda a Inglaterra, que vieram para mostrar o seu apoio e demonstrar a própria essência dos novos e jovens maçons.

O Grão-Mestre da Província de Essex, Paul Reeves, instalou o Primus Master, Elliott Chevin, que investiu os seus oficiais. Sir David Wootton dirigiu umas breves palavras as todos os membros da nova Loja.

A Loja Essex Cornerstone, procedeu à entrega de um cheque de £ 2.022 para o Essex Festival 2022, tornando-se assim vice-patronos do Festival.

O Grão-Mestre Provincial ofereceu à Loja com um conjunto de malhetes, feitos a partir de uma árvore de acácia dos seus próprios terrenos. Após a reunião, houve um banquete com cerca de 600 maçons, que puderam  assistir a um musical, incluindo trompetistas, um quarteto de cordas tocando música moderna e uma performance única da Canção dos Mestres, interpretada por uma cantora à capella.

Os membros também puderam interagir com a exibição ao vivo de um mosaico de fotos composto por imagens do dia e da noite. As fotos ganharam vida, culminando num grande mosaico que formava o brasão da Loja Essex Cornerstone, o que proporcionou um fundo magnífico para o banquete, capturando memórias do evento histórico.

Talvez a parte mais inesperada da noite tenha sido quando os empregado ao servir o café começaram a bater nas mesas, depois com os potes de café e milagrosamente se transformaram num acto de percussão impressionante. Para além disto, todos os 600 clientes receberam seu próprio kit de bateria e em uníssono, uniram-se ao momento e deliciaram-se um acto memorável e incrivelmente divertido.

O artigo original pode ser lido AQUI

Tradução de António Jorge

Artigos relacionados

2 Comentários em “A Grande Loja Unida de Inglaterra (UGLE) consagrou a primeira loja para maçons jovens

  • Avatar

    O sentimento de pertencimento a uma organização pode ser constatado na cerimônia supracitada onde vários colegas de várias partes da Inglaterra se reuniram para tal.

    Reply
  • Avatar

    Achei interessante no texto acima, onde foi criado uma Loja somente para jovens. Isso mostra realmente a evolução da Ordem em todos os seus segmentos, ao bem estar da Ordem e do Progresso.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *