A Grande Loja Unida de Inglaterra (UGLE) lançou o Solomon

Solomon, o professor: Fomentar a curiosidade – Desenvolver a compreensão

O lançamento do Solomon, uma plataforma  de aprendizagem on-line, está a tornar o avanço diário uma realidade nos Graus Azuis (Craft) e no Arco Real (Royal Arch).

Sir David Wootton, Assistant Grand Master e Presidente do Improvement Delivery Group, escreveu na última edição da Freemasonry Today que a exigência de aprender rituais por rotina e depois apresentá-los sem qualquer tentativa de fornecer o mais básico em termos de contexto e entendimento desilude o candidato, porque ignora as mensagens importantes que são intrínsecas.

Pesquisas efectuadas com membros destacaram a aprendizagem como uma grande necessidade não atendida e uma possível razão pela qual os membros saem. O Solomon foi criado como um recurso acessível on-line para estimular o interesse e atender às necessidades actuais e futuras.

A quem é que o Solomon se dirige?

O Solomon apoiará os desejos e as necessidades de pelo menos três grupos:

  • Aqueles que querem aprender mais sobre a sua Maçonaria.
  • Aqueles com uma evolução programada ou que tenham responsabilidades pelo desenvolvimento dos membros de uma Loja ou Capítulo.
  • Oficiais Provinciais ou Distritais encarregados de promover e fornecer recursos e actividades de aprendizagem.

O Solomon apoiará a investigação ou estudo pessoal, independentemente de experiência ou conhecimento prévio. Nele reúne-se material de várias fontes para ajudar a responder perguntas comuns e melhorar o conhecimento e a compreensão maçónica. Esta fonte on-line está acessível através de várias plataformas, como smartphones, tablets ou computadores, e actualmente contém mais de 350 artigos.

O Solomon também está pensado para apoiar os interesses e os requisitos das Lojas e Capítulos. O Mentor da Loja ou o Mestre de Cerimónias poderão encontrar material para ajudar um membro a aprender ou a entender um tópico ou assunto, ou pode servir para introduzir conteúdo de aprendizagem em reuniões regulares. Os conteúdos disponíveis no Solomon incluem pequenas “pepitas” (pequenos textos), documentos e demonstrações, bem como itens mais longos para apresentação e discussão. Uma apresentação regular destas pepitas nas reuniões estimulará o desejo de aprender mais.

Os materiais disponíveis no Solomon complementarão o material reunido localmente pelas Províncias e Distritos e guiá-los-ão e apoiarão no seu processo de aprendizagem.

O que poderei encontrar?

O Solomon é dedicado às Lojas Azuis (Craft) e ao Arco Real (Royal Arch). Está organizado em três categorias:

  • Buscar e Aprender: para exploração individual ou apresentação.
  • Compartilhe e Incentive: para uso em lojas e capítulos.
  • Apoiar e promover: para províncias e distritos.

As duas primeiras categorias contêm oito módulos cobrindo as Lojas Azuis e o Arco Real, bem como áreas mais gerais, como simbolismo e história. Esta organização permitirá que os usuários se concentrem e “cavem” (drill down) até chegarem a peças individuais, documentos e apresentações. Também ajudará a dirigir o investigador para as áreas mais apropriadas para o seu progresso maçónico.

Após se ter registado, o utilizador pode entrar e inscrever-se num ou mais módulos e explorar o Solomon procurando o conteúdo que deseja. É intuitivo e foi projectado para fomentar a curiosidade e atrair para a busca de respostas. Podem ser usadas várias ferramentas de pesquisa para encontrar e refinar cada consulta – poder-se-á então ler ou baixar o que quiser. Com o acesso através de smartphone, o Solomon pode prontamente fornecer uma resposta a uma pergunta numa Loja de Instrução.

O Solomon disponibiliza uma gama de material interessante que complementará ou poderá mesmo substituir uma cerimónia.

Que benefícios trará o Solomon para uma Loja ou Capítulo?

O Solomon complementa o caminho dos membros e programas individuais de orientação, encorajando uma abordagem personalizada ao desenvolvimento. Esta abordagem deve ser estendida para desenvolver o interesse e o prazer de todos os membros, possibilitando que se possam beneficiar de uma compreensão mais profunda dos nossos rituais e tradições. O resultado será um melhor desempenho das cerimónias, melhor orientação e mais confiança na explicação da Maçonaria para os outros.

O Solomon fornece material interessante e acessível que, se bem escolhido e bem entregue, complementará ou até mesmo substituirá uma cerimónia. Está projectado para ser popular, aumentando a frequência de utilização e o interesse. O ideal é que as actividades de aprendizagem se tornem uma característica apreciada e regular das Sessões das Lojas e dos Capítulos.

Uma “pepita” é um item interessante, com uma duração de cinco a dez minutos que pode ser apresentado por um membro. Ela encaixar-se-á facilmente numa reunião, talvez para enquadrar, ou para servir como uma conclusão, ou mesmo quando o candidato se retira. Também é adequada para estudo pessoal e pode ser um recurso para testes feitos em Loja. Pode também conduzir a uma apresentação expandida sobre um tópico de interesse.

Embora possam haver alguns que acham que não há tempo numa reunião, espera-se que, ao dedicar tempo para a aprendizagem, os benefícios se tornem claros e os membros valorizem cada vez mais o tempo que lhe é dedicado. Uma Loja ou Capítulo bem organizados terá um programa que reflicta as necessidades e os interesses de todos os seus membros, dos quais eles desfrutam e que os encorajam a participar. A aprendizagem também se pode estender para além da reunião regular, para uma Loja de Instrução ou para eventos maçónicos especiais.

Como é que eu posso participar?

Como o sucesso do programa de Aprendizagem e Desenvolvimento da UGLE depende do apoio local, a Equipe de Apoio do Programa deseja trabalhar em colaboração com as Províncias e Distritos das Lojas Azuis e do Arco Real. O Solomon inclui portanto recursos para apoiar o desenvolvimento local.

Ao lançar Solomon para as províncias, Stuart Hadler, o líder do programa, enfatizou a importância fundamental de se apresentar e disponibilizar o material de uma forma compreensível e envolvente. Isto requer habilidade e, portanto, as Províncias estão a ser solicitadas para identificar membros adequados para serem apresentadores, visando desenvolver as suas habilidades e promover o seu uso. O apresentador habilidoso atrairá a atenção e superará o estereótipo negativo da aula maçadora.

A equipa também quer partilhar bons exemplos; estes incluem lojas especializadas e “light blue clubs”. É também encorajada uma abordagem colaborativa entre o Craft e o Royal Arch.

O Solomon ainda está no inicio e ir-se-á expandir em volume, alcance e diversidade. Haverá sempre a necessidade de encontrar e disponibilizar material novo e confiável, e a equipa espera receber opiniões e sugestões dos utilizadores do Solomon. Para membros capazes de escrever material para inclusão, o Solomon fornece orientação sobre o estilo e outros requisitos de formato.

O “feedback” inicial ao Solomon tem sido positivo, quer vindo de maçons novos, quer de experientes. David Pratt, Grão-Mestre Provincial de Yorkshire, West Riding, afirmou que as pepitas são “ouro sólido”, repletas de tópicos interessantes para educar até mesmo maçons experientes. “Elas são tão fáceis de aceder e usar. Qualquer membro da loja pode liderar a actividade … Eu apoiarei e promoverei fortemente o uso do Solomon na minha Província.

Para aceder ao Solomon, vá a https://solomon.ugle.org.uk

Sexta, 7 de Dezembro de 2018. A notícia original está disponível AQUI

Um Comentário em “A Grande Loja Unida de Inglaterra (UGLE) lançou o Solomon

  • Franklin Oliveira

    Data de Nascimento: 19/junho/1945 Residência: Av. Ana Costa, 419 – aptº 33
    Local de nascimento: Santos (SP) Gonzaga – Santos (SP) CEP 11060-003

    Filiação: Anália Alves de Oliveira
    Esposa: Dulcileni Conceição Vilani de Oliveira
    Filhos: Luis Fernando Vilani de Oliveira
    Luis Eduardo Vilani de Oliveira
    Luis Henrique Vilani de Oliveira

    Curriculum Maçônico
    CIM Nº 193.699 – GRANDE ORIENTE DO BRASIL – GOB
    GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO – GOSP

    – Iniciação: 11/12/1997 – ARLS Estrela de Praia Grande nº 2.802
    – Elevação; 23/03/1999 – ARLS Estrela de Praia Grande nº 2.802
    – Exaltação: 09/12/1999 – ARLS Estrela de Praia Grande nº 2.802
    – Instalação: 14/06/2005 – ARLS Estrela de Cubatão nº 3.525

    Supremo Conselho do Rito Moderno
    Capítulo Luiz La Scalla Jr
    Nº 20.880
    – Eleito Secreto (19/03/2004)
    – Grande Eleito Escocês (10/06/2005)
    – Cavaleiro do Oriente e da Espada (02/06/2006)
    – Cavaleiro Rosa Cruz (13/05/2009)
    – Cavaleiro do Real Machado – Príncipe do Líbano
    – Grande Inspetor Geral (01/08/2013)

    Supremo Grande Capítulo dos Maçons do Arco Real do Brasil
    Capítulos Peregrinos n°s 10 e 20 – Rito de York (Emulação)
    Nº 10.025
    – Maçom do Arco Real (27/05/2008)
    – Cavaleiro Templário (03/07/2008)
    – KTP – Sacerdote Cavaleiro Templário

    Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil –
    Capitulo Cavaleiros do Santuário nº 11 – Rito de York (USA)
    Nº 571
    – Mestre da Marca
    – Past Master
    – Maçom do Real Arco
    – Mui Excelente Mestre (07/02/2004)

    Grande Conselho de Maçons Crípticos do Brasil
    – Críptico

    The Worshipful Society of Free Masons, (outubro/2009)
    – Passed Master of the Craft of Free Masson
    – Brother na Intendent, Overseer, Super Intendent and Warden of Craft of Free Mason
    – Brother a Fitter and Marker of the Craft of Free Masson
    – Brother a Setter and Erector of the Craft of Free Mason

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *