A Maçonaria (GLLP) doou mota ao INEM

INEM recebe doação de um Motociclo de Emergência Médica

O Grão-Mestre, Armindo Azevedo, na entrega da moto ao INEM

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebeu a doação de um Motociclo de Emergência Médica (MEM) por parte da Grande Loja Legal de Portugal, Grande Loja Regular de Portugal.  Este meio de emergência médica foi oficialmente entregue ao INEM hoje, dia 23 de janeiro, na sua sede em Lisboa.

O veículo doado ao INEM é um motociclo da marca Yamaha, modelo Tracer de 700cc de cilindrada. Já se encontra totalmente equipado e caraterizado para a atividade de emergência médica, num processo que foi acompanhado pelo INEM.

O Presidente do INEM, Luis Meira, fez questão de agradecer à Grande Loja Legal de Portugal a doação de um equipamento que muito rapidamente será colocado ao serviço. Na sua intervenção explicou que os motociclos têm uma aplicação muito específica na atividade de emergência médica pré-hospitalar e são importantíssimos para a intervenção nos centros urbanos porque chegam muito rapidamente junto das vítimas. Recordou ainda que a criação deste meio de emergência foi inovadora, mesmo ao nível mundial, e que o recurso aos motociclos tem sido essencial na atuação do INEM. Só em 2018 foram acionados para mais de 6.000 ocorrências.

O Grão Mestre Armindo Azevedo, por sua vez, destacou a importância do INEM na sociedade, salientando que este donativo encaixa perfeitamente naquelas que são as preocupações da Grande Loja Legal de Portugal.

É motivo de grande satisfação e alegria estar aqui hoje e poder, com este donativo, criar condições para melhorar o vosso serviço, que é fundamental”.

O motociclo de emergência médica é um meio ágil, vocacionado para o trânsito citadino, que permite chegar rapidamente ao local onde se encontra o doente. Este veículo transporta um aparelho de Desfibrilhação Automática Externa, oxigénio, adjuvantes da via aérea e ventilação, equipamento para avaliação de sinais vitais e glicemia capilar e outros materiais de Suporte Básico de Vida. Este material permite ao Técnico de Emergência Pré-Hospitalar do INEM adotar as medidas iniciais necessárias à estabilização da vítima, até que estejam reunidas as condições para um eventual transporte.

Em alguns casos, a intervenção deste meio é a única necessária, dispensando a presença de uma Ambulância no local.

O INEM tem em funcionamento oito MEM, dos quais três na região Norte, um no Centro e quatro na Região Sul. Com esta doação, o INEM vê reforçado o seu parque de motociclos de emergência médica, possibilitando uma melhor gestão da utilização destes meios na atividade de emergência médica pré-hospitalar.

A notícia original pode ser lida AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *