Apresentação do livro “A Maçonaria Portuguesa e a Grande Guerra (1914-1918)”

No próximo dia 22 de Outubro de 2019, terça-feira, pelas 18:00, realiza-se na Torre do Tombo a apresentação do livro “A Maçonaria Portuguesa e a Grande Guerra (1914-1918)”, de António Ventura. A obra, com 160 páginas, será apresentada pela Professora Doutora Maria Fernanda Rollo, e pelo Tenente-General Mário de Oliveira Cardoso, presidente da Presidente da Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da I Guerra Mundial.

António Ventura é Doutorado em História Contemporânea, Professor catedrático da FL/UL e membro da Academia Portuguesa da História. Tem participado em conferências e congressos científicos por toda a Europa, EUA, Canadá, China, México e Rússia, e conta já com mais de 300 trabalhos publicados.

Fiel aos grandes valores instituídos, a Maçonaria desde sempre teve influência em ocorrências históricas marcantes. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi uma delas. A nível individual, como prescreviam as suas obediências, também ela tomou posição em relação a esse conflito. Houve quem fosse a favor da participação portuguesa por via da manutenção das colónias, na altura sob o ataque alemão, e quem, consciente dos nossos fracos recursos militares, discordasse dela. Dualidade de posições que espelhava o pensamento de Portugal, já sob a égide da jovem República, desejoso, por um lado, de se afirmar na cena internacional e, por outro, temendo não estar à altura de uma participação nessa guerra, como, aliás, opinava a Inglaterra. Em retaliação do aprisionamento de navios germânicos ancorados em portos portugueses, a Alemanha declarou-nos guerra e assim se decidiu por fim a nossa participação nesse conflito mundial.

Com o conhecimento e autoridade que detém nesta matéria, revela-nos António Ventura, nesta sua investigação, as diferentes posições da Maçonaria nessa guerra, o peso que elas tiveram, e os nomes dos muitos maçons que nela perderam a vida.

O evento tem entrada livre.

Fonte

Artigos relacionados

Partilhe este Artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *