Apresentação do livro “Os Templários em Portugal e nas Cruzadas”

Decorrerá no próximo dia 18 de Março, às 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa (Piso 6), a apresentação do livro “Os Templários em Portugal e nas Cruzadas“, da autoria de Lídio Lopes. A apresentação será feita pelo historiador, António Balcão Vicente, e contará com a presença do autor e do editor, Alexandre Gabriel.

Sugere-se a quem possa, que esteja presente. Conhecendo o autor e o apresentador, é certamente uma obra notável.

Trascreve-se a publicitação do evento, feita pelo El Corte Inglês, que pode ser consultada no original, AQUI

Lançamento do livro “Os Templários em Portugal e nas Cruzadas”, de Lídio Lopes.

Dia 18 de Março, às 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa (Piso 6).

Sinopse

A Ordem do Templo marcou de forma profunda a história do nascimento de Portugal e teve um papel primordial nas operações militares das Cruzadas à Terra Santa, onde foi fundada. Este período da época medieval, com todos os seus ingredientes, razões e causas, é um momento fascinante da nossa história.

Neste livro aborda-se uma série de temas, como a origem dos Templários – com Hugues de Payens e a influência de São Bernardo de Claraval -, a vida quotidiana dos monges guerreiros, os cargos, as relações com a Igreja, os seus mestres, os combates em que se envolveram, o seu fardamento, os seus símbolos, as lendas, os mitos e as relíquias com eles relacionadas, as comendas e os seus castelos, os vestígios gravados na pedra e os escritos depositados nos arquivos da época – das certezas próprias do que se espelha nos documentos originais, às interpretações de cada um -, para além de uma cronologia das Cruzadas na Europa, na Terra Santa e em Portugal, em matérias que se cruzam com os Templários, espelhadas com objectivas notas telegráficas que melhor esclarecem a acção, no seu tempo exacto de acontecimento.

Um estudo amplo e abrangente para que o leitor possa consolidar uma ideia, a sua ideia, sobre os homens que, num determinado tempo preciso, vestiram de branco, carregaram uma cruz vermelha junto ao coração e que, combatendo sem quartel, não estando autorizados a fugir ou a render-se perante o inimigo, tudo por Cristo, morriam em terras estranhas em defesa da cristandade, da Fé e da Cruz e que, no seu final, acabaram por ser considerados hereges que repudiavam e cuspiam nessa mesma Cruz.

Autor

Lídio Lopes nasceu em Braga, em 1962, tendo residido em Coimbra, na Figueira da Foz e, agora, em Samora Correia. Dedica-se a diversas actividades, focando especialmente a sua atenção pessoal e profissional na área da segurança e protecção civil. Mestre em Direito e Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo, Presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, Presidente do Conselho Fiscal da Liga de Bombeiros Portugueses e, profissionalmente, responsável pela área de segurança de pessoas e bens na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Com dezenas de textos publicados em jornais e revistas, tem seis livros publicados, sublinhando-se a sua paixão pela fotografia e a sua especialidade em Protocolo Oficial, especialmente o autárquico.

Dedica-se à investigação da temática templária há vários anos, como autodidacta, revelando-se um profundo conhecedor da mesma e tendo participação activa na OSMTH-GPP.

Artigos relacionados

Partilhe este Artigo:

2 Comentários em “Apresentação do livro “Os Templários em Portugal e nas Cruzadas”

  • Avatar

    Gostava de saber como e onde se pode comprar o livro sobre Os Templários e quanto custa.

    Reply
  • Avatar

    Quem distribuirá no Brasil?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *