CMSB lança a maior Biblioteca Maçónica digital do mundo

A Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB), buscando formas inovadoras de cumprir os seus objectivos institucionais e colaborar para o fomento da educação maçónica dos membros filiados às suas Grandes Lojas confederadas, acaba de lançar a sua Biblioteca Digital, que já nasce como a maior biblioteca maçónica digital de todo o mundo: http://cmsb.org.br/biblioteca/

São milhares de arquivos, desde as obras maçónicas mais clássicas até os artigos académicos mais actuais relacionados à Maçonaria, disponíveis gratuitamente para leitura. Navegue pelas nossas prateleiras virtuais divididas por temas:

  • ACADÉMICOS: aceda a edições completas dos principais periódicos científicos do mundo dedicados à Maçonaria; artigos interessantíssimos em diferentes idiomas; além de TCCs sobre a Maçonaria, desde monografias de graduação até teses de doutorado.
  • BOLETINS e JORNAIS ANTIGOS: viaje no tempo lendo centenas de números distintos de boletins e jornais maçónicos brasileiros do século XIX e dos primeiros anos do século XX.
  • DICIONÁRIOS e ENCICLOPÉDIAS: faça consultas nos mais famosos dicionários e enciclopédias maçónicas publicados em português e inglês.
  • GESTÃO MAÇÓNICA: conheça os planejamentos estratégicos e materiais de apoio para gestores maçónicos de várias Grandes Lojas do mundo.
  • HISTÓRIA DA MAÇONARIA: tenha acesso a obras de peso sobre a história da Maçonaria no mundo e em diversos países, incluindo o Brasil.
  • LEGISLAÇÕES: conheça a legislação maçónica a fundo, desde as constituições mais antigas até as actuais de diversas Grandes Lojas.
  • MAÇONARIA e RELIGIÃO: encontre artigos e livros de religiosos, maçons ou não, interpretando a Maçonaria, rasa ou profundamente, à luz de suas convicções religiosas.
  • OBRAS CLÁSSICAS: explore os grandes clássicos da maçonaria mundial, que moldaram e mudaram os rumos da Maçonaria, como Maçonaria Dissecada, TDK, Ahiman Rezon, Moral & Dogma, dentre muitos outros de autores como Webb, Preston e Mackey.
  • PUBLICAÇÕES CMSB: informe-se por meio das comunicações oficiais da CMSB publicadas ao longo dos anos.
  • RITOS e RITUAIS: conheça, por meio de obras nacionais e estrangeiras, os ritos tradicionalmente adoptados pelas Grandes Lojas brasileiras, o REAA, o Rito de York e o de Schroeder, além de obras relativas a outros ritos e rituais.
  • SIMBOLOGIA e FILOSOFIA: aprofunde-se no estudo desse belo sistema de moralidade, velado em alegorias e ilustrado por símbolos.
  • TEMAS MAÇÓNICOS GERAIS: leia uma miscelânea de obras antigas e actuais, de diferentes países, dedicadas aos mais diversos temas maçónicos.

O lançamento da Biblioteca Digital CMSB ocorreu durante a Conferência de Grão-Mestres da CMSB, realizada em Brasília, no dia 22 de Novembro de 2019. Decidiu-se garantir o acesso livre para que não apenas os membros das Grandes Lojas confederadas possam ter acesso, mas todos os irmãos, pesquisadores e estudiosos.

Muitos dos documentos disponíveis eram inacessíveis até então. Agora, estão classificados e reunidos em uma única plataforma, o que proporciona comodidade e facilidade aos interessados. Assim, a CMSB promove o acesso à informação e a democratização do conhecimento maçónicos, permitindo uma evolução mais eficiente do ensino e pesquisa da Maçonaria brasileira.

Fonte

Artigos relacionados

3 Comentários em “CMSB lança a maior Biblioteca Maçónica digital do mundo

  • Avatar

    Queria poder ter acesso a biblioteca, sou do oriente de Palmeira das Missões, da loja Estrela da Palmeira 108

    Reply
  • Avatar

    Parabens pela iniciativa assim fica mais facil pesquisar a história da maçonaria.

    Reply
  • Avatar

    Que ótimo! Vou amar explorar essa biblioteca. Parabéns.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *