Escândalo na Maçonaria Romena – Os maçons suspenderam o seu Grão-Mestre

grande loja romenia gm 365tr
Radu Bălănescu (ao centro)

De momento, o Grão-Mestre da Marea Lojă Naţională din România (Grande Loja Nacional da Roménia), Radu Bălănescu, no seu terceiro mandato, está suspenso do cargo. As informações vieram a público após duas semanas, sendo a organização conhecida pela sua discrição.

As recentes decisões de Bălănescu provocaram uma onda massiva de descontentamento entre os membros da organização. As acusações de desvio ditatorial são agravadas por sérias suspeitas de fraude financeira. Muitas Lojas, por todo o país protestaram contra violações da Constituição e das tradições seculares. As alegações foram resumidas num documento intitulado “Memorando Maçónico Romeno”, ao qual os maçons já aderiram às centenas. Utilizando um artigo da Constituição que prevê tal situação, foi criada uma Comissão Especial com poderes executivos, para analisar a situação criada, identificar as soluções correctas para a crise e implementá-las. A comissão, que inclui personalidades proeminentes e incontestáveis ​​da fraternidade, é chefiada pelo autor da Constituição da Marea Lojă Naţională din România.

A primeira medida tomada após a sua criação foi a suspensão do cargo de Grão-Mestre, para impedir os abusos e os investigar. Depois de informado, Radu Bălănescu não apenas se recusou a reconhecer a suspensão, mas usou todos os meios ainda disponíveis para impedir a disseminação de informações entre os maçons, especialmente porque as reacções internacionais são devastadoras. Quatro Grandes Lojas escreveram a Bălănescu, alertando-o de que as suas acções eram irregulares, sem precedentes nos séculos da Maçonaria e poderiam levar à perda do reconhecimento da Grande Loja Nacional da Roménia em todo o mundo. Está em causa o reconhecimento de todos os Maçons romenos, e não apenas de Bălănescu, o que daria à Maçonaria romena um status de isolamento do tipo norte-coreano. A sua equipa desvaloriza a situação, alegando que existem apenas quatro mensagens negativas. Mas ele ter-se-á esquecido de dizer que não recebeu sequer uma mensagem de apoio, nem mesmo de uma ilha perdida no Pacífico.

Na actual liderança da MLNR, tudo se tornou um segredo de estado e esse silêncio paranóico leva a um crescimento de suspeições e cenários. Há rumores cada vez mais insistentes de que a equipa de Bălănescu já está a preparar a sua sucessão, enquanto ainda apoia oficialmente e ardentemente o seu líder.

Tradução de António Jorge

Fontes

  • Mediafax
  • Newsweek Romania

Artigos relacionados

One thought on “Escândalo na Maçonaria Romena – Os maçons suspenderam o seu Grão-Mestre

  • Avatar

    Parabéns pela iniciativa.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *