Estátua de Albert Pike em Washington, DC, derrubada e queimada por manifestantes

ACTUALIZAÇÃO

albert pike statue removal

Membros da equipa do Serviço Nacional de Parques dos EUA removeram a estátua de Albert Pike, que foi transportada para parte incerta.

pike statue 001 3hg65tfgh

A Fox5 TV em Washington, DC relatou na noite de sexta-feira que a estátua de bronze de Albert Pike na Judiciary Square foi derrubada e queimada. Entre 80 e 100 pessoas estiveram reunidas ao redor da estátua logo após as 23h, quando foi arrancada do pedestal e derrubada ao chão. Uma vez no chão, as pessoas supostamente tentaram atear fogo na estátua.

Não deveria constituir uma surpresa, já que a revista Popular Mechanics publicou um artigo online, no início desta semana, que era um guia de instruções para derrubar ou destruir estátuas que alguém julgar ofensivas.

pike statue 002 3hgy655

As reportagens dessa noite continuam a caracterizar a escultura de Pike como um “monumento confederado”, apesar de nunca ter sido desse tipo. A sua estátua não foi erguida por grupos de veteranos pró-confederados ou por supostos membros da Ku Klux Klan (ela antecedeu o ressurgimento da KKK em 1920 por muitos anos). A escultura de bronze de 11 pés de altura do artista italiano Gaetano Trentanove foi erguida em 1901 e doada à cidade pela Jurisdição do Sul do Rito Escocês (Scottish Rite Southern Jurisdiction) para comemorar o seu próprio centésimo aniversário. A sua localização marcou a antiga sede da AASR nos primeiros 90 anos.

pike statue 003 376543re
Existem (ou existiam) oito inscrições nos cantos da sua base de granito: autor, poeta, erudito, soldado, filantropo, filósofo, jurista e orador. Na frente havia uma frase em latim, Vixit Laborum Ejus Super Stites Sunt Fructus. (“Ele viveu. Os frutos do seu trabalho vivem depois dele.”) Apesar do facto de que os detractores se terem opusto a ela, alegando que Pike havia servido durante cinco meses no Exército Confederado antes de renunciar em desgosto, tornando-a a única estátua de um ex-soldado confederado no distrito, a escultura NÃO o representava como um soldado confederado. Não havia referências à Confederação, e o estandarte na mão da figura Grega não é uma bandeira ou símbolo confederado, mas uma do Rito Escocês com a águia de duas cabeças. Era puramente uma estátua Maçónica.

pike statue 004 30t5hgt
Estátua antes de ser derrubada

A estátua de Pike é considerada “controversa” desde 1989, quando o famoso activista político Lyndon Larouche levantou um anátema sobre ela. As tentativas mais recentes da delegada não votante de Washington DC no Congresso, Eleanor Holmes Norton, para a remover usavam todas as mesmas (e mais) acusações falsas e invenções directas que ignoravam os volumes de informações verdadeiras disponíveis sobre a vida de Albert Pike e suas realizações. Apesar das alegações de conspiradores e activistas, nunca houve nenhuma prova de que Pike tivesse escrito os rituais da Ku Klux Klan ou que tivesse algo a ver com a Klan pós-Guerra Civil. Se quiser saber mais sobre isto, leia os artigos anteriores:

Para que serve? Não se pode argumentar com multidões, e a história já não importa. Então agora que a figura de Albert foi atirada ao chão, suponho que não possa mais ser “controversa”. Talvez seja melhor que a discussão sobre a estátua esteja finalmente no fim. A Maçonaria não deve ser a causa de divisão ou controvérsia, entre nós ou a comunidade em que residimos. Pike concordaria, se estivesse aqui hoje.

pike statue 005 3iu65t

A estátua foi originalmente comprada e paga pelo Rito Escocês, mas foi entregue ao Serviço Nacional de Parques logo após ser erguida. Caber-lhes-á decidir o destino do que resta, já que é propriedade federal em terras federais (é quase garantido que ninguém será punido por destruir propriedades federais). Tenho a certeza de que o próprio Pike se tornaria filosófico sobre todo este caso – ele realmente não queria nenhum monumento para si mesmo depois que morreu, esperando que as obras da sua vida permanecessem ou caíssem como o seu epitáfio, deixando a história julgar o seu valor. Mas é difícil simplesmente ignorar isto enquanto assistimos aos eventos que se desenrolam em tempo real.

Christopher Hodapp

Tradução de António Jorge

Fonte

Artigos relacionados

2 thoughts on “Estátua de Albert Pike em Washington, DC, derrubada e queimada por manifestantes

  • Avatar

    Lastimável, mas previsível historicamente !

    Caminhamos enquanto humanidade para um novo caos cultural e necessitamos – URGENTEMENTE – de algo como um “desrenascimento”; precisamos demolirmos-nos e a partir deste novo que se apresenta tão fatídico, reconstruirmos-nos sob a égide da Maiêutica Socrática; ou nos reconstruímos a partir da demolição, ou pereceremos. E não há como falar em reconstrução em considerando os níveis sofríveis de seleção a que temos nos submetido tão somente pelo desejo de “iniciar” ( ou seria colocar para dentro ?) qualquer um poderoso econômica ou politicamente. Dói ouvir os falatórios vaidosos dos púlpitos desqualificados. Não é razoável reconstruir sobre este tipo de base; certamente ruirá outra vez. Não somos sombra do que fomos e nossas melhores, e quase únicas referências, estão num passado longínquo, no qual nos apoiamos, como numa bengala, para permanecermos de pé, sem estar à ordem.

    Mas entendo historicamente razoáveis estes recomeços; faz parte da evolução da humanidade. Meritocracia é a palavra de ordem, “quase a palavra sagrada”, que deveríamos nos impor. Chega de graus e mais graus desagregados de conhecimento. Passou da hora de sermos quantitativamente menores e nos obrigarmos pelo melhor, pelo mais qualificado.

    Vai cair a receita ? Sim, vai !

    Reflitamos !

    Reply
  • Avatar

    O mundo já não suporta o racism. Segundo soube lá nos EUA existem Lojas maçonicas onde só podem ser admitidos se forem brancos e genuinamente americanos, existem Lojas para negros, Lojas para Latinos ou de origem estrangeira. Isso foi dito por irmāos que visitaram os EUA. Isso hoje no Brasil já não é surpresa, pois vemos “Lojas” homenageando políticos que se declararam públicamente admiradores de torturadores, perseguidores de índios, de negros que comparam com animais públicamente, preconceituosos quanto a pessoas que divergem de suas convicções políticos e uma multidão de ex-maçons, os quais a maioria dos irmāos além de não os reconhecerem, ainda envergonham a Maçonaria como políticos CORRUPTOS. Antigamente existiam túmulos caiados na sociedade, hoje vemos túmulos caiados de avental na Maçonaria e nos três poderes da República do Brasil.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *