Grande Oriente Lusitano (GOL) – Congresso a 13 e 14 de Março de 2020

O Grande Oriente Lusitano (GOL) irá realizar nos próximos dias 13 e 14 de Março de 2020 o seu 16º Congresso. Na página na Internet, o Grão-Mestre, Fernando Lima, publicou o seguinte texto:

A contribuição da Maçonaria na construção do futuro da Dignidade Humana

Cartaz do 16º Congresso

O tema do 16º Congresso do Grande Oriente Lusitano – Maçonaria Portuguesa é a síntese matricial da importância dos Direitos Humanos, para cuja consciência universal muito contribuíram os Maçons. Nunca esses direitos se proclamaram tão alto e nunca – é obrigatório aceitá-lo – estes foram tão reconhecidamente violados como no nosso tempo.

A tensão entre a aceitação generalizada dos Direitos Humanos e a sua constante violação, interpela, veementemente, os Maçons para contribuírem para a sua difusão, compreensão e realização em toda a extensão da sua intervenção; é uma luta permanente para os defender que nos responsabiliza particularmente.

Dai a importância deste 16º Congresso e do debate que se pretende vivo, critico e inovador. Na Maçonaria adogmática, melhor dito liberal, rica de experiências individuais, aberta à originalidade e ao inconformismo, não existem ortodoxias, nem pensamentos únicos, mas somente uma ortopraxia, uma maneira de ser, de acolher o outro, de escutar, de reflectir em conjunto, e concluir por si.

E esta ortopraxia deverá ser praticada não somente em loja, mas também em cada acto da vida com grande rigor moral. Estamos certos de que as diversas intervenções no Congresso e os debates muito enriquecerão o património maçónico e cultural do Grande Oriente Lusitano – Maçonaria Portuguesa. Lembrando o artigo primeiro dos estatutos do homem de Thiago Mello: Fica decretado que agora vale a verdade. que agora vale a vida, e que de mãos dadas, trabalharemos todos pela vida verdadeira.

Fernando Lima, Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano

A DIGNIDADE HUMANA versus – Direitos, liberdades e garantias – Os desafios do progresso tecnológico – Limites éticos no tratamento e prevenção de doenças – A educação como pilar da cidadania Consulta o Regulamento

A notícia original pode ser lida AQUI

Artigos relacionados

Partilhe este Artigo:

Um Comentário em “Grande Oriente Lusitano (GOL) – Congresso a 13 e 14 de Março de 2020

  • Avatar

    A todos maçons ou não que morreram por esses direitos eu digo não a retrocesso. Não sou maçom mas reconhece todos que morreram para hoje aqui eu poder expressar a minha opinião. LIBERDADE IGUALDADE E FRATERNIDADE assim seja!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *