Grande Oriente Lusitano (GOL) recorda e impõe regras de relacionamento com outras Obediências

Fernando Lima Valada (Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano)

Segundo notícia publicada pelo jornal Diário de Notícias, intitulada “Guerra total nas maçonarias. GOL corta relações com obediência concorrente“, o Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima Valada, através do seu Grande Chanceler, emitiu um Comunicado (Prancha nº 016-CO/19.20 de 10 de Outubro de 2019) intitulado “sobre o direito de visita”, na qual esclarece quais os termos em que os seus membros podem visitar Lojas de outras Obediências, bem como o seu inverso, ou seja, como é regida a visita de membros de outras Obediências às Lojas do Grande Oriente Lusitano.

Deste comunicado, para além do elencar dos regulamentos aplicáveis, importa destacar:

  1. O Grande Oriente Lusitano tem relacionamento institucional com as seguintes Obediências:
    1. Grande Loja Feminina de Portugal, obediência feminina que trabalha nos Ritos Escocês Antigo e Aceito e Francês;
    2. Federação Portuguesa da Ordem Maçónica Mista Internacional “Le Droit Humain” (O Direito Humano), obediência mista que trabalha no Rito Escocês Antigo e Aceito, admitindo também a prática do Ritual de Lauderdale nos graus simbólicos.
  2. O Grande Oriente Lusitano tem um tratado com o Grande Oriente Ibérico, obediência mista que trabalha no Rito Francês e que, apesar de estar sedeada em Espanha, tem Lojas em Portugal.
  3. O Grande Oriente Lusitano reconhece a legitimidade da Grande Loja Legal de Portugal / Grande Loja Regular de Portugal.

Embora as instruções sejam de carácter genérico, é mencionada especificamente a Grande Loja Simbólica de Portugal. Para melhor compreensão, recomenda-se a leitura da Prancha nº 016-CO/19.20, que se reproduz abaixo:

Prancha nº 016-CO/19.20 de 10 de Outubro de 2019 – Página 1
Prancha nº 016-CO/19.20 de 10 de Outubro de 2019 – Página 2
Prancha nº 016-CO/19.20 de 10 de Outubro de 2019 – Página 3

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *