HFAF consagrou a primeira Loja Regular Feminina na América

A primeira Loja Maçónica Regular Feminina nos Estados Unidos foi consagrada em Washington, D.C., no sábado, 25 de Maio de 2019, pela Honorable Fraternity of Ancient Freemasons (HFAF). Imediatamente após a consagração, foram instalados os oficiais da recém-criada Loja com Lourdes (“Lou”) P. Elias como a primeira Venerável Mestre da Loja.

A consagração da Loja e a instalação dos seus oficiais foram realizadas numa cerimónia fechada. No entanto, a Honorable Fraternity of Ancient Freemasons concedeu acesso exclusivo à Audiovisual Media, Inc. para filmar partes ensaiadas de ambas as cerimónias com o objectivo de produzir um documentário subscrito pelo John E. Fetzer Memorial Trust para marcar esta ocasião histórica. O falecido John E. Fetzer, ex-proprietário do Detroit Tigers e pioneiro do rádio, era um Maçom de grau 33 no Michigan.

Na Gala de Celebração que se seguiu à consagração, Lou Elias, Venerável Mestre da Loja America nº 57, descreveu o significado do evento:

“Dentro de poucos dias, no dia 4 de Junho, os Estados Unidos celebrarão o aniversário do centenário da aprovação da legislação pelo Congresso dos Estados Unidos que se tornou um ano depois a 19ª Emenda da Constituição dos EUA concedendo às mulheres no nosso país o direito a votar. Para marcar este importante aniversário, os nossos irmãos britânicos trouxeram mais uma vez para as nossas terras a luz da Maçonaria, excepto que desta vez trouxeram-nos a luz da Maçonaria Regular Feminina trabalhando na mesma tradição e prática da United Grand Lodge of England (Grande Loja Unida da Inglaterra)”.

A Gala de Celebração foi realizada no Almas Shriners Center, em Washington, D.C., como um evento aberto que incluiu o tradicional Masonic Festive Board e contou com a presença do Grão-Mestre dos Free And Accepted Masons do Distrito de Columbia, juntamente com vários Antigos Grão-Mestres.

O Dr. David Staples, Grande Secretário da Grande Loja Unida da Inglaterra (UGLE, afirmou:

Muitos parabéns à HFAF e à sua Grã-Mestre, Christine Chapman pela consagração histórica da primeira Loja Maçonaria Regular para mulheres na América. Tendo encontrado a sua nova Venerável Mestre, Lou Elias, por diversas vezes, eu sei que a Loja estará em mãos muito seguras”.

A notícia original pode ser lida AQUI

Artigos relacionados

4 Comentários em “HFAF consagrou a primeira Loja Regular Feminina na América

  • Avatar

    Acho que já era hora de permitir que a masonaria admitisse as mulheres em seu seio. Nós homens não nos ufanamos de afirmar que a nobre arte é progressista? Então nada mais justo este fato. Chega de falsas moralidades e atitudes discriminatorias. Que venha e sejam regulares as lojas femininas.

    Reply
  • Avatar

    Querida senhora… Viva Para sempre!!!
    As ordens iniciáticas estão intimamente ligadas a um elemento e a um mito.
    Infelizmente a grande maioria dos iniciados não conhecem sua propria tradição…
    Por exemplo nenhum homem pode ser iniciado wica. Mesmo algumas mulheres não podem ser sacerdotisas devido a não sincronia de seu fluxo menstrual com o fluxo lunar.
    Mulheres possuem um dom natural… Homens outros atributos que se complementam.
    Luz, paz e harmonia… Essa é a lei.

    Reply
  • Avatar

    Parabéns, até a presente data ninguém me expôs uma justificativa que me convencesse da razão da não aceitação de mulheres no nosso meio maçónico, observo a AMORC, uma ordem, há quem diga, até mais antiga do que a Maçonaria e aceita em seu seio membros do sexo feminino. Muito me alegra ao me deparar com situações acima. Parabéns a HFAF e a America Lodge N 57.

    Reply
  • Avatar

    GOSTEI MUITO DA REPORTAGEM.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *