Maçons de Warwick chocados após roubo de milhares de Libras em símbolos maçónicos

A Loja está baseada na Alderson House, na High Street, onde cerca de 20 objectos paramentais foram roubados de um armário de exposição em algum momento no início do mês.

Alguns dos itens maçónicos roubados. Foto fornecida pela Alderson House.

Pensa-se que os objectos possam valer entre £ 6.000 a £ 10.000.

Peter Round, Responsável pela Alderson House, disse: “Estes objectos são de paramentos maçónicos, a que nós chamamos jóias. São pequenos e alguns são muito antigos; estavam numa vitrine numa das salas de reunião. Estamos abertos ao público e fazemos aqui eventos públicos e privados. Terá sido durante estes tempos que eles possivelmente foram roubados”.

É horrível isto ter acontecido”.

Alguns dos itens maçónicos roubados. Foto fornecida pela Alderson House.

Alguns datam do século passado. Nós somos os seus guardiões e eles pertenciam a alguém que depois os doou para serem colocados em exibição e agora desapareceram.

É um choque quando se confia – como na maioria dos lugares como este aberto ao público – e se tem estes lindos expositores… parece que a nossa confiança foi abusada“.

Os maçons da Alderson House estão agora a apelar à comunidade para que os ajude a seguir o rastro dos itens.

Peter disse: “Se forem oferecidos a alguém tiver, por favor, avise-nos. Os objectos são feitos de pasta e prata, e não de diamantes, como poderão pensar”.

“É a importância deles que é valiosa para alguém que é coleccionador destas coisas. Um coleccionador interessado será provavelmente um Maçom, e quererá saber a sua origem”.

“As pessoas acham que são lindos, pois são itens muito ornamentados e acham que valem muito mais do que realmente valem. O seu valor é o que eles são para os maçons”.

“A maioria do que fazemos é para caridade, e esta situação é muito triste. Nós, os maçons, somos os segundos maiores doadores para caridade, logo a seguir à Loteria Nacional, então é muito triste.”

“Seria maravilhoso conseguir recuperar estes itens. Acho que foi um roubo de oportunidade”.

Adaptado de texto publicado no Warwick Courier

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *