O Congresso dos Estados Unidos recordou a colocação maçónica da primeira pedra do Capitólio

Tratou-se de um momento histórico inquestionável, que relembrou o papel inspirador dos valores maçónicos na fundação dos Estados Unidos.

Imagem da Cerimónia
1ª Pedra do Congresso dos Estados Unidos da América

Em 18 de Setembro de 1793, o Muito Respeitável Irmão George Washington colocou a primeira pedra (cornerstone) do Congresso dos Estados Unidos, num acto na qual ele utilizou um colher de pedreiro de prata, um esquadro, um nível e

um avental maçónico que ainda hoje se encontram preservados. O convite para a cerimónia foi difundido através dos jornais da época, num apelo aos maçons para participar na cerimónia: “O Capitólio está em andamento, o sudeste ainda está vazio e a pedra fundamental será colocada com a ajuda da Fraternidade no dia 18. Todos os membros da Ordem, ainda que dispersos, são convidados a participar no trabalho“.

O Grão-Mestre da Grande Loja do Distrito de Columbia, o Muito Respeitável Irmão Richard J. Bautista, em conjunto com membros das Grandes Lojas de Washington DC, Maryland, Virgínia e DC Prince Hall, consagrou novamente a primeira pedra do Capitólio comemorando a cerimónia original, dirigido pelo primeiro presidente dos Estados Unidos há 225 anos. O evento, que foi realizado no Salão Nacional de Estátuas dedicado a abrigar esculturas de proeminentes americanos, foi transmitido ao vivo pelo canal CSPAN.

No evento, que contou com a presença de membros do Congresso, representantes da Sociedade Histórica do Capitólio dos Estados Unidos e membros das Respeitáveis Lojas Fundadoras, foi utilizado o malhete de George Washington, preservado pela Respeitável Loja Potomac nº 5, bem como a sua Bíblia Maçónica, na posse da Respeitável Loja Federal nº 1.

A publicação original pode ser lida AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *