O Grão-Mestre da UGLE, o Duque de Kent, revelou a Victoria Cross Remembrance Stone no Freemasons’ Hall

Victoria Cross Remembrance Stone
Victoria Cross Remembrance Stone

Em homenagem a todos os maçons ingleses premiados com a prestigiada Victoria Cross (VC), o Grão-Mestre da Grande Loja Unida de Inglaterra (UGLE), HRH O Duque de Kent, revelou a Victoria Cross Remembrance Stone (Pedra da Relembrança) no Freemasons’ Hall em 27 de Junho de 2019

A Pedra da Relembrança foi encomendada em 2016 por Granville Angell para recordar todos os maçons ingleses que foram premiados com a Victoria Cross. A Victoria Cross é o maior prémio de bravura que pode ser conferido a um membro das Forças Armadas britânicas e, desde a sua introdução em 1856, mais de 200 maçons receberam a Victoria Cross – perfazendo uns surpreendentes 14% de todos os galardoados.

A Pedra da Relembrança foi esculpida por Emily Draper, que foi a primeira Aprendiz de pedreiro da Catedral de Worcester, tendo sido patrocinada por maçons locais. Durante a fase de preparação da pedra, Emily descobriu também que seu tio-avô foi um dos Maçons que recebeu a Victoria Cross.

O evento foi aberto pelo Dr. David Staples, Director Executivo e Grande Secretário da UGLE, seguido por leituras feitas por Robert Vaughan, Grande Mestre Provincial de Worcestershire (My Boy Jack por Rudyard Kipling) e o Brigadeiro Peter Sharpe, Presidente do Circuit of Service Lodges (O Soldado por Rupert Chawner Brooke).

Estiveram presentes mais de 130 convidados, incluindo militares, um grupo de aposentados de Chelsea e Sea Cadets, bem como o sargento Johnson Beharry, que foi premiado com a Victoria Cross por salvar as vidas da sua unidade, enquanto servia no Iraque em 2004. Johnson também é Maçom e membro da Loja Queensman nº 2694 em Londres.

O Grão-Mestre da Grande Loja Unida de Inglaterra (UGLE), HRH O Duque de Kent, com a escultora, Emily Draper
O Grão-Mestre da Grande Loja Unida de Inglaterra (UGLE), HRH O Duque de Kent, com a escultora, Emily Draper

A música esteve a cargo de Jon Yates, da Royal Marines Association Concert Band, que tocou o “Last Post“, um minuto de silêncio e o “Reveille“.

Isto foi seguido pela grande Revelação e Dedicação da Pedra da Relembrança, feita pelo Duque de Kent, como um tributo adequado ao serviço e sacrifício daqueles Maçons que receberam a VC. O duque de Kent também presenteou Emily com um conjunto de ferramentas de escultura em pedra para ajudar nos seus futuros projectos.

O evento foi encerrado com um discurso do Brigadeiro Willie Shackell CBE, Antigo Grande Secretário da UGLE e Antigo Presidente do Masonic Samaritan Fund.

O Dr. David Staples, Director Executivo e Grande Secretário da UGLE, disse:

Foi uma grande honra assinalar a dedicação desta maravilhosa Victoria Cross Remembrance Stone como outro marco significativo na nossa história de longa data. É ainda mais notável no contexto de que 14% de todos os distinguidos com a Victoria Cross tenham sido maçons e eu não consiga pensar em nenhum sitio mais adequado para ser colocada, do que aqui no Freemasons’ Hall – um memorial para os milhares de Maçons ingleses que perderam as suas vidas durante a Grande Guerra”.

A notícia original pode ser lida AQUI e o discurso do Grão-Mestre da Grande Loja Unida de Inglaterra (UGLE), HRH O Duque de Kent, AQUI

Tradução de António Jorge

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *