Pós-Graduação em Estudos Maçónicos – Herança Espiritual, Filosófica e Simbólica

No dia 25 de Outubro de 2019, na Universidade Lusófona, teve lugar uma sessão inédita em que quatro Obediências Maçónicas assinaram com esta Universidade protocolos com vista ao funcionamento de uma Pós-Graduação em Estudos Maçónicos.

À Grande Loja Regular de Portugal / Grande Loja Legal de Portugal (GLRP/GLLP), Obediência que primeiramente lançou o desafio da organização deste curso à Universidade, juntaram-se o Grande Oriente Lusitano (GOL), a Grande Loja Feminina de Portugal (GLFP) e a Federação Portuguesa da Ordem Maçónica Mista Internacional «Le Droit Humain», O Direito Humano (DH).

A Pós-Graduação em Estudos Maçónicos «Herança Espiritual, Filosófica e Simbólica», tem como enfoque a História das Ideias, os elementos espirituais e gnósticos que desde a Antiguidade percorrem as principais linhas do Esoterismo Ocidental.

A área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona tem já um longo historial no trabalho desta temática, tendo organizado já diversos cursos, seminários e um congresso internacional, em 2016.

O curso tem já as candidaturas abertas e é dirigido pelos Professores Paulo Mendes Pinto e Rui Lomelino de Freitas, ambos da área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona.

Objetivos

Os objectivos centrais deste curso encontram-se no conhecimento das fontes e das tradições que desaguam na chamada Maçonaria Moderna, sejam os mitos e ritos iniciáticos da antiguidade, sejam as vias místicas e cavaleirescas da medievalidade.

Dar-se-á especial peso, não a uma leitura diacrónica de movimentos, marcos e personagens, mas sim ao tratamento no campo de uma História das ideias, procurando as linhagens de conteúdos e de hermenêuticas que, juntas, resultam na Maçonaria Especulativa.

Do mesmo modo, os alunos serão objecto de trabalhos os pontos de intercepção da cultura portuguesa com a chamada Arte Real, seja no que diz respeito à literatura e à poesia, seja na arte e, até, na arte urbana.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Serão competências centrais a adquirir a identificação e análise crítica das principais correntes e movimentos que foram, e são, usados pela Maçonaria Especulativa como parte constitutiva dos seus rituais e cosmovisões.

Desenvolver-se-ão, também, as capacidades para cruzar criticamente as principais fontes, desenvolvendo-se a necessária capacitação em termos de pesquisa especializada.

O Curso terá o seguinte Plano de Estudos:

  • A Maçonaria como Leitura da Contemporaneidade
  • A Maçonaria e a Modernidade
  • Mistérios e Filosofias Antigas
  • Místicas, Cosmovisões e Antropologias Abraâmicas

As inscrições já se encontram abertas e podem ser feitas através do Link para o Curso

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *