A Maçonaria Inglesa está viva e bem em Portugal

Lodge of Discoveries nº 9409

Desde o dia de St. Patrick, em 17 de Março de 1990, quando o Right Honourable Lord Farnham consagrou a Loja Price Henry the Navigator, nº 9360, que a Maçonaria Inglesa regular é praticada em Portugal como parte da Grande Loja Unida de Inglaterra. A Loja foi consagrada no Algarve, sob a autoridade maçónica da Grande Loja Distrital de Gibraltar, a mais antiga Grande Loja Distrital da Grande Loja Unida do Inglaterra. O velho e o novo se reuniram-se para cumprir as aspirações de tantos maçons ingleses expatriados que vivem em Portugal.

Em 1990, a Maçonaria Inglesa deixou de ser a única maçonaria regular em Portugal, já que o Dr. Fernando Teixeira  , conjuntamente com vários maçons portugueses do irregular Grande Oriente Lusitano, saíram para praticar maçonaria regular. Em Junho de 1990, a Grande Loge Nationale Française constituiu-os como uma das suas Grandes Lojas Distritais no exterior, que mais tarde se tornou a Grande Loja Regular de Portugal, tendo o Dr. Fernando Teixeira como o primeiro Grão-Mestre.

A Maçonaria Inglesa tem crescido constantemente. Existem agora quatro Lojas Inglesas e três Capítulos do Arco Real, operando em todo o Algarve e na área da Grande Lisboa.

Em Junho de 1995, a UGLE retirou as suas Lojas e Capítulos da Grande Loja Distrital de Gibraltar e constituiu-as como uma Inspectoria autónoma no exterior, sob a jurisdição e autoridade de um Grande Inspector, o Muito Venerável Irmão Richard Derrick Beardsley MA (Oxon)

Em 17 de Janeiro de 2011, o Muito Venerável Irmão Robert Scott Levitt foi confirmado como o novo Grande Inspector pelo Muito Venerável Irmão David Williamson, Grão-Mestre assistente, assistido por Muito Venerável Irmão Nigel Brown, Grande Secretário. Ele sucedeu ao Muito Venerável Irmão Tony Jordan, Grande Inspector desde 2003.

O Irmão Levitt é um Maçom de Warwickshire, tendo sido iniciado na Loja Barnard Lodge nº 5100 em 1972 e foi seu Venerável Mestre em 1980. Ele mudou-se para Portugal em 1981 e foi o Secretário Fundador quando a Loja Price Henry the Navigator, foi consagrada pelo falecido Lord Farnham, então Assistente de Grão-Mestre. Foi o primeiro exaltado do Capítulo Price Henry the Navigator, e seu primeiro Principal em 2000, fundador da Loja Britannia Masters nº 9575 e seu Venerável Mestre em 2005. Em 2002, ele foi o Founding Principal Sojourner do Capítulo de Lancaster e First Principal em 2005.

Nomeado como ProvDGDC em 1987, foi feito PDistGSuptWks em 1992 e nomeado para Overseas Grand Rank em 1996 e Past Assistant Grand Director of Ceremonies em 2003

A adesão às Lojas e Capítulos Inglesas está aberta a qualquer pessoa adequadamente qualificada, independentemente da nacionalidade, desde que possua fluência razoável no idioma Inglês. Todas as reuniões são em inglês, seguem conteúdo, prática e estilo tradicionais e usam paramentos maçónicos e roupas inglesas. As Lojas trabalham um ritual de Emulação bastante estrito; os Capítulos usam o ritual Domatic. Todos buscam padrões elevados.

A Maçonaria é muito mais do que assistir a reuniões e jantares com amigos que pensam da mesma forma, como a maioria dos Maçons gosta. Em Portugal, são todas as coisas que um bom maçom esperaria dela, para além de uma dimensão social muito substancial, pouco encontrada no Reino Unido. Trata-se de envolver toda a família, trazendo as nossas famílias connosco para nossas vidas maçónicas, expandindo a nossa experiência social; enriquecendo a felicidade que desfrutamos ao fazer as coisas juntos, com a nossa família, entre os nossos amigos muito especiais que são maçons.

Visitantes qualificados são muito bem-vindos às nossas reuniões. Novos membros , desde que adequados, são a nossa força vital para o futuro. Qualquer pessoa que procure informações deve entrar em contacto com um dos membros listados nas Lojas identificadas.

A Loja Prince Henry The Navigator nº 9360, já teve vários V∴ M∴ portugueses e tem cerca de 60 membros, na sua maioria de uma idade mais avançada. Contudo, está a ficar cada vez mais jovem na sua média etária principalmente motivada pelos membros portugueses. Tem também, voltando às nacionalidades, irmãos suecos, escoceses, entre outras nacionalidades, não estivesse localizada no Algarve, em Vilamoura, onde tem sessões regulares, uma vez por mês, nos meses de Fevereiro, Março, Abril, Maio, Outubro, Novembro e Dezembro, na 1ª quarta-feira de cada mês. As lojas de instrução são todas as quartas-feiras dos meses indicados para além de Janeiro e Setembro.

As sessões do rito de Emulação são todas “by heart”, ou seja, sem qualquer apoio de leitura.

Tradução e adaptação de António Jorge

Fonte

Artigos relacionados

Partilhe este Artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *