Arte Real – Trabalhos Maçônicos

O blogue Arte Real – Trabalhos Maçônicos é administrado pelo Irmão Paulo Edgar Melo, Mestre Instalado da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Cedros do Líbano, n.º 1688 do Grande Oriente do Brasil, que trabalha no Rito Escocês Antigo e Aceite, ao Oriente do Rio de Janeiro.

Este blogue foi, assumidamente, criado “para divulgar trabalhos Maçônicos de Irmãos”. Publica, assim, textos de diversas proveniências e inéditos (não anteriormente publicados) de maçons que chegam ao conhecimento do seu administrador.

Publica-se há cinco anos (desde julho de 2011), com assinalável regularidade – 1.451 textos até à data de elaboração deste texto, à média de 290 textos por ano, ou seja, mais de cinco textos por semana, em média.

Com esta frequência e quantidade de textos, naturalmente que nem sempre há ópera, mas a qualidade média dos textos é muito interessante e a variedade dos temas abordados muito rica.

Como é natural, essencialmente os textos publicados são originários de maçons brasileiros, mas o admnistrador do blogue, de quando em vez, também divulga alguns textos originalmente publicados aqui no A Partir Pedra.

Os textos dedicados a questões rituais permitem avaliar as especificades da ritualística brasileira, o que é particularmente interessante e instrutivo para os europeus que sigam o blogue.

É um blogue interessante de visitar e de espreitar. Por vezes – com agradável frequência – deparamos com textos muito interessantes de ler, analisar e sobretudo meditar sobre eles. Outras vezes encontramos textos mais simples, o que não é de admirar, por se tratar de blogue que publica muitas pranchas de maçons de vários graus e destinadas à leitura em vários graus, por regra no grau de Aprendiz.

É um bom blogue de divulgação, que regularmente publica algumas pérolas merecedoras de especial atenção.

O trabalho de recolha e publicação do Irmão Paulo Edgar Melo é merecedor de encómios.

É um blogue que, com gosto e interesse, acompanho regularmente e que recomendo seja acompanhado por quem se interessa pela Arte Real.

Rui Bandeira
Publicado no Blog “A partir pedra”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *