O Maçon Kit Carson

Kit Carson

Quando eu era miúdo, a banda desenhada chamava-se “histórias aos quadradinhos”. Na época, as publicações eram a preto e branco e grande parte delas era dedicada às “cobóiadas”. Desse tempo, recordo que um dos meus personagens preferidos era o Kit Carson. Mas Kit Carson não é apenas um personagem de banda desenhada. Kit Carson existiu mesmo. Nasceu no Kentucky, no condado de Madison County (não confundir com o local a que se refere o filme realizado e protagonizado por Clint Eastwood, As Pontes de Madison County, que se situava no Iowa) e… foi maçon!

Christopher (Kit) Carson nasceu em 24 de Dezembro de 1809. Quando tinha aproximadamente 1 ano, a família mudou-se para o condado de Howard, no Missouri, onde cresceu, frequentando a escola somente até à terceira classe.

Aos 17 anos, fugiu de casa e juntou-se a uma caravana que se dirigia para o Novo México, onde a sua história maçónica começou, tinha ele 44 anos de idade.

Foi iniciado a 22 de Abril de 1854, passado ao grau de Companheiro em 17 de Junho de 1854 e elevado ao grau de Mestre Maçon em 26 de Dezembro de 1854, na Loja Montezuma, em Santa Fé, Novo México. Na década de 50 do século XIX, havia pelo menos 10 Maçons que viviam na vizinhança de Taos. Em 16 de Novembro de 1859, pediram e obtiveram autorização da Grande Loja do Missouri para o levantamento de colunas da Loja Bent, em Taos. Kit Carson foi o primeiro 2.º Vigilante e, no ano seguinte, exerceu o ofício de 1.º Vigilante. Com o abatimento de colunas da Loja Bent, em 1865, Kit Carson regressou à Loja Montezuma, de Santa Fé, Novo México.

Kit Carson foi proclamado herói nacional dos Estados Unidos em 1854. Passou ao Oriente Eterno em 23 de Maio de 1868, em Fort Lyon, Colorado. Os seus restos mortais repousam, juntamente com os de sua mulher, no cemitério de Taos.

Como é que sei isto tudo? Porque o li no sítio da Grande Loja do Novo México, mais precisamente aqui!

In Blog “A Partir Pedra” – texto de Rui Bandeira (09.02.07)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *