Maçons notáveis – Introdução

Vamos iniciar a publicação de uma Lista de Maçons Notáveis que decorrerá ao longo de diversas semanas.

A Maçonaria é uma organização fraternal que existe em várias formas em todo o mundo. Ao longo da história, alguns membros da fraternidade não fizeram segredo de seu envolvimento, enquanto outros não tornaram sua participação pública. Em alguns casos, a adesão só pode ser comprovada através da pesquisa nos registros da Fraternidade. Tais registros são mantidos com mais frequência ao nível da Loja e podem ser perdidos devido a incêndio, inundação, deterioração ou simples descuido. A gestão da Grande Loja pode ter mudado ou feito alterações, resultando em perda adicional de registros sobre o membro ou o nome, número, localização ou até mesmo a existência da loja em questão.

Em áreas do mundo onde a maçonaria foi suprimida pelos governos, os registros de lojas inteiras foram destruídos. Daqui que a participação maçónica ás vezes pode ser difícil de comprovar. Algumas figuras sem afiliação confirmada são reivindicadas como maçons por fontes “confiáveis”, sem que seja a maior parte das vezes possível verificar ​​essa ligação à Ordem. Quando estejam disponíveis, são fornecidas informações específicas sobre a ligação a uma determinada Loja Maçónica. Quando existam dúvidas sérias sobre essa ligação, isso também é mencionado.

Trata-se portanto de uma lista que certamente contém erros e seguramente omissões. Pode ajudar-nos a corrigir, quer esses erros, quer essas omissões – se souber de algum dado que possa ser relevante, contacte-nos.

A. Jorge

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *