Retenção de membros: recrutar ou evitar que saiam?

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Digamos que eu tenha uma empresa que vende material de escritório e que comecei a perder clientes. Perceberia imediatamente que há um problema. Algo mudou e é preciso descobrir o quê. Se eu sou um empresário inteligente, não gastarei muito dinheiro em publicidade para tentar atrair novos clientes até descobrir porque é que não consigo reter os meus antigos clientes. . . correcto? Provavelmente é uma de duas coisas – estou a fazer algo errado, ou alguém está a fazer algo melhor do que eu.

Então, por que as Lojas Maçónicas têm tanta dificuldade em entender isto?

Eu estava numa reunião há algumas semanas e houve uma discussão sobre a retenção de membros. Alguns dos comentários foram os seguintes: Os nossos membros mais antigos não estão activos. Captamos novos membros, que vêm a algumas reuniões e depois nunca mais os vemos. Outras estruturas estão a roubar os nossos membros… etc..

Eu não disse isto, mas é óbvio qual é o problema. É a Loja! Se os seus membros antigos não estão a vir às sessões, é porque não sentem que obtêm algo com isso – ou pelo menos o suficiente para os manter voltando. O mesmo com os seus novos membros. E se outras estruturas são capazes de atrair os seus membros para a sua organização, é porque eles recebem algo que não estão a receber na Loja.

E como é que as Lojas normalmente combatem este problema? Na minha opinião – da forma errada. Elas trabalham para recrutar MAIS MEMBROS sem nunca sequer avaliar porque é que não conseguem manter os membros que já possuem – e o ciclo repete-se

Se quer que sua Loja prospere, não há razão para adicionar um novo membro até descobrir porque é que não consegue manter os que já possui. Isto não faz sentido? Pare para pensar. Fale sobre isto. Converse com alguns desses membros que deixaram de vir. Olhe para as suas reuniões – são chatas? Os seus membros activos aguardam ansiosamente pelas reuniões ou sofrem com elas? Há formação nas suas reuniões ou convida oradores para vir e conversar? A sua Loja promove eventos para os irmãos e famílias?

Há todo o tipo de coisas que pode fazer para identificar o problema que a sua Loja está a enfrentar depois de reconhecer o facto de que talvez não sejam os seus membros ou aquelas organizações incómodas – pode ser apenas sua Loja. Acho que, se dedicar algum tempo para analisar o problema, descobrirá que o problema não está em identificar os problemas, mas sim em encontrar entre os membros da sua Loja, uma disposição de mudar.

Converse sobre isto. Elabore um plano. Comece pequeno. Tente algumas coisas. Veja o que funciona e o que não funciona. E partilhe o problema, os insucessos e os sucessos, com outras Lojas, sempre que o assunto surgir – de certeza que não está sozinho.

Todd E. Creason

Tradução de António Jorge

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