Todo o Maçon devia ser parecido com um Lápis

O Aprendiz olha atentamente o Mestre a escrever algo. A certa altura pergunta:

– O Mestre está a escrever uma historia que aconteceu consigo e os seus aprendizes durante os períodos dos seus ensinamentos? Por acaso, é uma historia sobre mim?

O Mestre parou de escrever, sorriu, e disse ao jovem Aprendiz:

– Estou a escrever sobre ti mesmo, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou a usar. Gostaria que tu fosses como ele, quando terminares o teu período de Aprendiz.

O Aprendiz olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de tão especial… e disse:

– Mas ele é igual a todos os outros lápis que conheço!

O Mestre respondeu:

– Tudo depende de como se vê as coisas. Há nele cinco qualidades nele que devem ser atingidas no final dos seus ensinamentos o que fará de ti uma pessoa capaz de viver em paz com o mundo:

Primeira: podes fazer grandes coisas, mas não nunca te deves esquecer que existe uma mão que guia os teus passos. A essa mão chamamos Grande Arquitecto do Universo, e ela deve conduzir-te sempre em direcção à sua vontade.

Segunda: de vez em quando é preciso afiá-lo. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado, mais pronto. Portanto, sabe suportar algumas dores, porque elas irão fazer de ti uma pessoa melhor.

Terceira: o lápis permite sempre que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entende que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo necessário para nos manter no caminho do que é certo.

Quarta: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou o seu formato, mas a grafite que está lá dentro. Assim, cuida sempre daquilo que acontece dentro de ti.

Quinta e última qualidade: o lápis deixa sempre marcas. Da mesma forma, deves saber que tudo o que fizeres na vida irá deixar marcas. Procura ser consciente de cada acção que fizeres e tenta antecipar as marcas que irá deixar.

Adaptado de Autor desconhecido

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *