A maçonaria existe para unir homens, não para separar

Partilhe este Artigo:

“Somente pela fraternidade a liberdade será preservada”

Victor Hugo

cadeia uniao 987tyrfghjk
Cadeia de União

A maçonaria universal estrutura-se sobre três pilares indissolúveis e que não se separam: liberdade, igualdade e fraternidade. Esta união de homens livres e de bons costumes tem difundido entre as sociedades espalhadas por todos os cantos da Terra por milénios a necessidade da união de todos em prol do bem comum e do bem-estar da humanidade.

Quando nos reunimos em fraternas assembleias invocamos a protecção do Grande Arquitecto Do Universo, como denominamos Deus, ou o Espírito Criador que tudo rege no universo, e propomo-nos a caminhar numa senda de verdadeira luz.

Se buscamos conceitos tão plenos de bondade e justiça como estes, o nosso caminho não pode ser senão o da união, o da paz e da irmandade que reúne homens e mulheres em perfeita harmonia e concórdia. Deste modo propomos a todos os que se aproximam de nós e levamos onde seja possível a nossa voz a ser ouvida, numa mensagem de edificação e evolução espiritual baseada na paz e no bem.

Nós, Maçons comprometidos com a construção de um mundo melhor, mais justo e fraterno precisamos de ter no nosso discurso a clara definição do nosso compromisso com esses valores. Além do discurso precisamos ter na práxis, que é a acção concreta baseada nestas ideias, o exemplo vivo de que a responsabilidade pela edificação deste mundo que sonhamos começa em cada acto nosso, em cada gesto, em cada desejo de agregar e não repelir, em cada sonho de fraternidade e viva comunhão de ideais. Se pensamos o que é bom precisamos de praticar o bem. Se queremos a união devemos agregar os nossos irmãos a nós e integrar-nos cada vez mais com eles de igual modo. Se queremos construir uma humanidade fraterna, impõe-se sermos igualmente edificantes. Mas, isto tem um custo de que precisamos de estar cientes e dispostos a cumprir as obrigações para atingirmos esses objectivos.

Para unir os indivíduos em ideais comuns de fraternidade precisamos de ter nas palavras o sentido formal e directo para esse fim. Na senda da pavimentação desse caminho de união e fraternidade precisamos de ter cuidado redobrado com o que dizemos e como agimos. Primeiro com as palavras ditas, porque a sabedoria empírica explica que depois de dita a palavra não mais será possível buscá-la de volta. Assim, precisamos de saber sempre o momento de falar e o momento de calar para que as nossas palavras não sejam instrumento de destruição ou desunião. Precisamos de reflectir sempre sobre como abordar e termos resignação quando necessário para não dizermos somente o que sentimos e o que pensamos, já que isso poderá não ser edificante ou elemento de união.

Há no Livro da Lei, a Bíblia, que reúne directrizes ordenadas pelo Grande Criador para seguirmos, inúmeras citações a este respeito. Mas,uma em especial mostra o quanto há de poder nas nossas palavras. No Livro dos Provérbios há uma lição de cunho singular sobre isto:  “A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte”.

O acto concreto, as acções em prol da construção desta humanidade sonhada, passa obrigatoriamente pela aliança entre o discurso e os gestos. A maçonaria prega nas suas Lojas a edificação desta humanidade fraterna e exorta os seus irmãos a trabalharem incessantemente nesse sentido. O nosso compromisso precisa ser de luta diária para unir homens, grupos, comunidades, nações e povos num único sentido que seja o do bem e da paz para todos. Os maçons precisam de ser exemplos vivos do compromisso, do discurso e das acções nesse sentido.

Pregar a paz e a união implica em pensarmos cada dia, cada instante, ano após ano na edificação desse reino de harmonia e concórdia. Chamarmos os que estão ao nosso redor para esta prática também e buscarmos nos ensinamentos que os sábios nos deixaram, as directrizes para atingirmos estes ideais. Sabermos a hora de falar e a de calar, de agir e de hibernar, de construir e de ceifar, de plantar e de colher.

Chamamos os nossos irmãos para o compromisso contínuo com este compromisso, que sabemos ser a promoção da justiça que queremos que reine no nosso meio e da perfeição que almejamos lapidar nos nossos corações. Assim temos buscado fazer e rogamos ao Supremo Criador que assim seja feito.

Adolfo Ribeiro Valadares

Artigos relacionados

Partilhe este Artigo:

6 thoughts on “A maçonaria existe para unir homens, não para separar

  • Avatar

    Belo trabalho.
    Gostaria da sua autorização para apresentar o seu trabalho na minha Loja que fica no Oriente de São José dos Campos- SP Brasil.
    Meus agradecimentos e um Tríplice e Fraternal Abraço.

    Luiz Carlos

    Reply
    • Avatar

      MQI Luiz Santos Filho,

      Claro que pode apresentar qualquer trabalho que pretenda na sua Loja. Só lhe peço que aproveite o momento para divulgar o https://www.freemason.pt junto dos Obreiros da Loja

      Receba um TAF de
      António Jorge

      Reply
  • Avatar

    Sobre o Autor:

    Adolfo Ribeiro Valadares, Sereníssimo Grão-Mestre da Muito Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás e membro da Augusta Respeitável Benemérita e Benfeitora Loja Simbólica Mahatma João Racy nº 28, do Oriente de Goiânia-GO -Brasil.
    Além de mudar a Maçonaria Goiana com uma administração reconhecidamente marcante pelo trabalho profícuo, inovação e fraternidade no trato com seus colaboradores, Lojas jurisdicionadas e Irmãos, pertencentes à Sublime Ordem ou não.

    Um Grande Administrador, um Grande Maçom, um Grande ser Humano e um exemplo de Cidadão a ser seguido.

    Meu respeito, admiração e carinho.

    TFA

    Reply
  • Avatar

    também creio que á união faz toda diferença e não existe coisa melhor neste mundo quando todos se colocam á trabalhar por um mesmo objetivo que é um futuro para nós presentes e um para nossos filhos netos e demais descendentes mais exige muito esforço e abrir mãos de certas zonas de conforto que outros tem mais que não é o ideal para se levar um planejamento de um mundo melhor para todos exige que alguns abram mão de seus próprios interesses á favor de um lugar,uma cidade,estado ou Nação á esses devemos tirar o chapéu mais infelizmente alguns não estão no mesmo foco ou melhor dizendo procuram interesse próprio e de seus familiares e amigos e chegam as vezes á querer passar por cima de outros mais esse desamor para com o próximo já se encontra infiltrado em toda parte muitos acreditam que ser um maçom é se enriquecer quando comecei á acompanhar as paginas e aprender um pouco aqui e um pouco ali não foi na intenção de me tornar uma fiz o deposito que sempre ajuda como em outros grupos mais principalmente para mostrar para muitos religiosos que maçonaria não idolatra santos imagens demônios ou come carne de defuntos como eram apontados por muitos mais também pra dizer que são mais discretos e fazem muito mais pela sociedade do que em cima de altares e palanques já tive amigos da maçonaria e que eram pessoas muito boa como também em momentos difíceis de anos atrás sei que recebi ajuda para estar cuidando das minhas filhas mesmo sendo apontada como uma pessoa errada por muitos mais o tempo prova ao contrario mais sou eternamente grata por tudo que recebi e ajuda pois não teria chegado até aqui mais tranquila como o motorista que levava minha filha para escola e outras coisas O MEU DEUS sempre está á me ensinar e mostrar tem muita coisa que aprendo com todos e tem muita gente boa sim e em alguns momento deixo minha opinião e talvez gostem ou não mais tenho respeito pelo esforço de todos e sou um eterno aprendiz amém.

    Reply
  • Avatar

    Muito bom cada dia mais feliz e surpreso pode soar engraçado mas até aqui “nada de bode preto” kkkk…passei a seguir essas matérias depois de ouvir que os maçons eram estatistas cultivando tudo o que outras pessoas dizem ser as mais horríveis no entanto o que tenho encontrado nada mais é do que o ensinamento que JESUS deixou como maior de todos os mandamentos “Amar a Deus sobre todas as coisas e o seu próximo como a ti mesmo” logo me sinto maravilhado com esta instituição fraterna .

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *