Caminho para Venerável

A Loja Mestre Affonso Domingues encontrou uma forma bastante eficaz de assegurar a qualidade na continuidade, dos seus Veneráveis Mestres – estabeleceu um percurso que leva os potenciais candidatos a desempenharem sucessivamente diversas funções na Loja, até chegarem ao cargo de Venerável. No meu entender, esta solução permite atingir diversos fins igualmente importantes:

  1. O futuro V:. M:. desempenha diversas funções cujo conhecimento contribui e é importante para o seu trabalho como V:. M:.
  2. O futuro V:. M:. é envolvido progressivamente na actividade de gestão da Loja, chegando a V:. M:. já com algum domínio sobre os problemas que a Loja possa ter.
  3. Os mestres mais antigos (normalmente antigos VV:. MM:.), podem acompanhar a progressão do futuro V:. M:., aconselhando-o e apoiando-o na sua progressão.
  4. “Permite detectar precocemente” se o candidato vai ou não vai conseguir ser V:. M:. e, em casos extremos, tomar decisões.

Paradoxalmente, fui V:. M:., o que significa que o sistema não é perfeito – permite ainda erros de “casting”. Não houve a coragem de aplicar o ponto 4 (acima), sendo assim a loja consequente com o inicio deste texto – o critério de escolha tem de ser o da capacidade e competência e nunca o da antiguidade. A Loja prevalece sobre os II:. (embora a Loja seja o conjunto dos II:.) e o conjunto destes prevalece sobre cada um, mesmo que possa vir a ser V:. M:..

António Jorge

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *