Equipa maçónica nas corridas NASCAR

Brian Conz é um piloto de automóveis que participa no circuito americano NASCAR. Brian Conz é também maçon. Até aqui, nada de especial: há maçons em quase todas as profissões, um piloto de corridas de automóveis ser maçon não é nada do outro mundo.

O interessante é que Brian Conz, maçon e piloto de automóveis de corrida, não se limita a disputar provas da NASCAR. Disputa-as integrado na mais recente equipa de corrida NASCAR, o Scottish Rite Racing!

Pode-se ver aqui o anúncio da criação da equipa, que traduzo:

Os Maçons do Rito Escocês Anunciam A Mais Recente Equipa de Corrida NASCAR

O Scottish Rite Racing Team anunciou a sua parceria com Brian Conz e a aquipa de corrida de Frank Cicci na Casa do Templo do Rito Escocês no Sábado, 6 de Janeiro. A Equipa de Corrida e membros da comunidade maçónica estiveram presentes neste evento.

O Rito Escocês faz parte da “Família da Maçonaria”, a mais antiga e maior organização fraternal na América, existente desde 1730. Muitos Americanos famosos foram Maçons, incluindo catorze presidentes, desde George Washington até Gerald Ford. O Irmão Ford era um Maçon de Michigan como o é Brian Conz, e ambos atingiram o grau 32.º no Rito Escocês, com o Irmão Ford a ter a honra de ter atingido o grau 33.º. Cerca de um terço do milhão e meio de Maçons Americanos progrediram até atingirem o grau 32.º do Rito Escocês e cerca de 1% destes atingiram o grau 33.º, em reconhecimento dos seus serviços à humanidade, às suas comunidades ou à Maçonaria. O Rito Escocês patrocina 225 clínicas da fala para crianças em todo o país, parte dos 2 milhões de dólares diários ou 750 milhões de dólares anuais que a Maçonaria Americana despende em filantropia.

Brian Conz pilotará o Scottish Rite Chevrolet n.º 34 da equipa de corrida de Frank Cicci com sede em Mooresville, Carolina do Norte. A equipa celebra em 2007 a sua 20.ª época na Busch Series, de que é a mais antiga equipa de corrida na sua história. Com 743 qualificações e 19 vitórias, a equipa teve pilotos como o actual campeão da NASCAR Craftsman Truck Series Todd Bodine, Randy LaJoie e David Green, alguns de uma grande linhagem de pilotos admirados na NASCAR. O seu proprietário Frank Cicci declara: “Estamos muito honrados com o privilégio de ter uma tão honorável organização associada a nós, esperamos ter uma colaboração duradoura com o Rito Escocês e Brian.”

Já o disse e repeti, mas continuo sempre surpreendido com a dimensão e especificidade da Maçonaria nos Estados Unidos!

Rui Bandeira
Publicado no Blog “A partir pedra” em 26 janeiro 2007

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *