Tubalcaim e o seu significado para a Maçonaria

Tubal-Caim ou Tubalcaim (Hebrew: תּוּבַל קַיִן – Tū́ḇal Qáyin) é uma pessoa mencionada na Bíblia em Génesis 4:22. Segundo a Bíblia, Tubalcaim teria sido o primeiro homem a fazer uso do cobre e do ferro nas construções da humanidade:

“E Zillah também teve a Tubalcaim, mestre de toda obra de cobre e de ferro; (Génesis 4:22)”

Tubal-caim
Tubal-caim

Eu sou Tubal Caim, filho de Lamech e Zillah, irmão de Jabal, Jubal, e Naamah. Nós fundamos o começo de todas as ciências no mundo.

  • Jabal, meu irmão, a ciência da geometria, e o primeiro a construir casas de pedra e madeira.
  • Jubal, meu irmão, a ciência da música, canções cantadas, música da harpa e órgão, e a composição.
  • Naamah, minha irmã, fundou a arte e a ciência de tecer.
  • E eu fundei a arte e ciência da forjaria do ouro, prata, cobre, ferro e do aço.

Eu excedi todos os homens na força e era um guerreiro. Era também conhecido como crisor e trabalhador do fogo e o meu nome significa maçons trabalhando em busca da verdade.

Outra parte bíblica:

E Lamech era velho e avançado em anos, e os seus olhos eram escuros de forma que ele não pudesse ver, e Tubal-Caim, o seu filho, o estava conduzindo e era um dia que Lamech entrou no campo e Tubal-Caim, o seu filho estava com ele, e quando eles estavam entrando no campo, Caim o filho de Adão caminhou para eles; como Lamech era muito velho e não podia ver muito, e Tubal-Caim o seu filho era muito jovem.

  1. E Tubal-Caim pediu ao seu pai que puxasse o seu arco, e com as setas ele golpeou Caim que ainda estava distante e ele o matou, porque ele apareceu ser a eles um animal.
  2. E as setas entraram no corpo de Caim embora ele estava distante deles, e ele caiu ao chão e morreu.
  3. E o Deus equiparou o mal de Caim de acordo com a sua maldade o que ele tinha feito ao seu irmão Abel, conforme Deus tinha dito.
  4. E foram ao passo onde Caim tinha morrido, Lamech e Tubal foram ver o animal que eles tinham abatido, e eles viram, Caim o seu avô que estava morto sobre o chão.
  5. E Lamech ficou muito afligido ao ter feito isto, e unindo as suas mãos ele golpeou o seu filho e o matou.
  6. E as esposas de Lamech ouviram o que Lamech tinha feito, e elas tentaram matá-lo.
  7. E as esposas de Lamech o odiaram daquele dia, porque ele matou Caim e Tubal-Caim, e as esposas de Lamech distanciaram-se dele, e não o animaram por esses dias.

O Livro de Adão (II. 13) diz que Lamech estava armado com um arco e setas grandes, e uma funda e pedras. Uma seta perfurou um lado de Caim, e uma pedra da funda de Lamech batida entre os seus olhos. Lamech golpeou o jovem sobre que o conduzia acidentalmente, mas depois ele esmagou a cabeça dele com uma pedra. Há muitas versões da história em árabe, etiópio, e hebreu, mas todos eles concordam em detalhes essenciais. De acordo com o Livro da Abelha (XVIII), a bigorna, martelo, pinças, esquadro e o compasso foram inventados por Tubal-Caim e Jubal que também construíram instrumentos musicais, harpas e flautas; diziam os povos que demónios viviam nas flautas e faziam soá-las.

Outra ligação com a Maçonaria

Hiram, o fundidor de Tiro, é o filho de uma viúva da tribo de Nephtali e o pai, igualmente um fundidor, chamava-se Ur, que em hebreu significa “luz”. Por outro lado, a legenda mostra-nos Hiram instruído, no decurso de uma descida ao centro da Terra, por Tubalcaim, seu antepassado. Tubalcaim é uma palavra-passe maçónica e significa em hebreu “posse do Mundo”. Na “Génese”, Tubalcaim é um fundidor, o primeiro fundidor de bronze e ferro, sendo este último considerado impuro em todas as tradições.

A legenda ritual da morte de Hiram que serve de base ao mestrado maçónico desde o século XVIII não tem uma data precisa no seu aparecimento, nem se conhece o nome do seu autor. De acordo com a legenda histórica, após a descoberta do corpo de Hiram, o rei Salomão enterrou-o no local onde iria ser construído o Santo dos Santos.

Esta referência coloca outra questão que implica uma reflexão. Três maçons ingleses, Clement Stretton, Thomas Carr e John Yarker, num documento histórico da Loja da cidade de Honnecourt, ao descreverem este ritual para assinalar a comemoração da fundação do Templo de Jerusalém, afirmaram que “no decurso da cerimónia um irmão é escolhido para ser a ‘vítima’ humana, pois nos tempos antigos um homem era sacrificado, dada a crença que um homem tinha de ser colocado sob o centro dos 4 ângulos do edifício, na falta do qual este não se manteria erguido”.

Quem foi Tubalcaim em termos Teológicos

Tubalcaim é um personagem bíblico do Antigo Testamento, mencionado no livro de Génesis como um dos filhos do perverso Lameque e de Zillah, fazendo parte da descendência de Caim. Foi irmão de Naamá, Jubal e Jabal.

Lameque é um personagem bíblico do Antigo Testamento mencionado no livro de Génesis como filho de Metusael e um dos descendentes de Caim da quinta geração deste, que teria cometido o segundo homicídio na história da humanidade e foi o primeiro homem a praticar a poligamia.

Caim, depois de ter morto o seu irmão Abel, tornou-se pai de Enoque e criou uma cidade em homenagem a seu filho onde supõe que teria passado a morar.

A Bíblia diz que Lameque teve duas esposas. O nome da primeira era Ada que teria sido mãe de Jabal e de Jubal. Já a segunda esposa chamava-se Zillah que foi mãe de Tubalcaim e de Naamá.

Segundo Génesis 4:23-24, pode-se dizer que Lameque teria assassinado o próprio Caim e mais uma outra pessoa, o que estaria implícito no texto bíblico quando fala a respeito do seu castigo que seria setenta vezes maior do que o do seu ancestral. Isto porque o verso 24 diz que será vingado setenta vezes sete:

Porque sete vezes Caim será vingado; mas Lameque, setenta vezes sete.

Caim é o filho primogénito de Adão e Eva. Era um lavrador. Em hebraico, קַיִן, Caim significa lança, sendo que a sua transliteração seria Qayin. Este nome também é associado a uma outra forma verbal, “Qanah”, que pode significar “obter” ou “provocar ciúme”. Algumas obras associam o nome com a expressão “algo produzido”.. (Narrativa Bíblica).

Segundo a Bíblia, Génesis 4:1 esclarece: “O homem conheceu Eva, a sua mulher; ela concebeu e deu à luz Caim, e disse: ‘Adquiri um varão com a ajuda de “Deus, o Senhor” (Bíblia de Jerusalém).

Possuído por ciúmes, Caim armou uma emboscada para o seu irmão. Sugeriu a Abel que ambos fossem ao campo e, lá chegando, Caim matou o seu irmão; este teria sido o primeiro homicídio da história da humanidade.

Os descendentes de Caim

Após ter matado Abel, Caim teria partido para a “terra da Fuga (Nod ou Node), ao leste do Éden”, levando consigo a sua esposa, cujo nome não é mencionado na Bíblia. Após o nascimento do seu filho, Henoc (Enoque), Caim empenhou-se em construir uma cidade, dando-lhe o nome do seu filho.

Os descendentes de Caim são alistados em parte, e incluem homens que se distinguiram pela pecuária nómada, por tocarem instrumentos musicais, por forjarem ferramentas de metal, bem como alguns conhecidos por praticarem a poligamia e a violência. (Génesis 4:17-24) Segundo a Bíblia, a descendência de Caim terminou com o Dilúvio dos dias de Noé.

Sinal de Caim

Há várias especulações sobre qual seria a marca de Caim. Segundo textos mórmons, esta marca estaria relacionada à cor da pele de Caim (relatado em Pérola de Grande Valor), e que tenha sido ele o pai da raça negra africana.

Referências Bíblicas

  1. Génesis 4:5
  2. Génesis 4:8
  3. Génesis 4:1-17.
  4. Mateus 23:35
  5. Hebreus 11:4.
  6. 1 João 3:12.
  7. Judas 1:11.

Adaptado de texto escrito por Fabio Codignoli

Artigos relacionados

One thought on “Tubalcaim e o seu significado para a Maçonaria

  • Avatar

    Somente matando o arquiteto se adentra ao templo, na tradição.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *