Aproveite esta oportunidade!

oportunidade jhyu23444

À medida que o Coronavírus varre o país e os eventos são cancelados, e muitos de nós estão a trabalhar em casa, temos que ver isto como uma oportunidade – especialmente para os Maçons. Às vezes esquecemos que ser Maçom não se resume a fazer coisas – frequentar Sessões, reuniões, organizar eventos e arrecadar dinheiro para aquele projecto de animais de estimação. Há um aspecto de crescimento pessoal na fraternidade que muitos de nós negligenciamos. Estamos tão ocupados o tempo todo que nunca temos a oportunidade de trabalhar em nós mesmos. Ouvimos estas palavras repetidas vezes, mas nunca temos a oportunidade de pensar nelas – como posso aplicar estes conceitos à minha vida?

Portanto, enquanto estamos em casa, e o “estar fechado” começa a tomar conta de nós (já está para mim e é o dia 3), em vez de olhar pela janela desejando ir a uma reunião, aproveite a oportunidade para trabalhar sobre si mesmo. Existe uma palavra japonesa “tsundoku” que acho que tem um significado especial para mim agora. Tsundoku é uma expressão japonesa e refere-se à prática de deixar os livros se amontoarem sem os ler. É a combinação de dois caracteres japoneses – o de “empilhar” e o de “leitura”. Não conheço muitos maçons que não tenham uma pilha enorme de leituras que pretendiam fazer.

Porque é que não os lê? O que os Maçons parecem focados agora é em descobrir como podemos fazer reuniões virtuais. Não podemos passar um mês sem ouvir a nossa secretária ler o e-mail? O que fiz foi sentar-me na noite passada e fazer uma “Lista de Sanidade”. Nessa lista, escrevi uma longa lista de livros que ainda não li – tanto na estante da biblioteca, como nos livros que estão no meu Kindle há muito, muito tempo. Comecei uma lista de títulos de artigos. Tenho negligenciado a minha escrita há muito, muito tempo. Coloquei nessa lista os projectos domésticos que ignoro há muito tempo – na terça-feira, finalmente tirei dez minutos e tirei os insectos da luz da cozinha. Seja qual for essa lista, não perca tempo a assistir Netflix ou o que for. Aqui ficam algumas ideias para si.

Comece por limpar o Tsundoku das suas prateleiras. Se você tempo agora e não os lê, nunca desejou realmente lê-los para começar – Dê-os a alguém que os leia.

Comece uma devoção diária. Quaisquer que sejam suas crenças, comece o seu dia com café e escrituras. Pense nas áreas em que precisa de trabalhar e comece a melhorar essas áreas.

Aprenda algum ritual. Já houve um momento melhor para se sentar e começar a aprender a palestra que você sempre quis fazer ou a parte que sempre quis fazer?

Olhe seriamente para a sua programação. Nos últimos dias, percebi que há muitas reuniões desnecessárias – as reuniões que estamos a descobrir rapidamente que podiam ter sido feitas por e-mail. Veja onde está a gastar o seu tempo e a sua energia e pergunte a si mesmo se há coisas nas quais está a gastar energia que seria melhor usada de outra forma.

Estas são apenas algumas ideias que me vêem à cabeça. Mas faça uso desse tempo – não perca tempo. Não olhe para trás, para esta temporada, como uma oportunidade perdida. Faça o melhor uso possível. Este poderá ser um ponto de viragem na sua vida. Este poderia ser o seu botão de reset. Esta pode ser uma oportunidade sem precedentes para olhar para si mesmo, para a sua vida, para onde esteve e para onde deseja ir. Uma oportunidade de trabalhar consigo mesmo, aprender algumas novas habilidades, cortar alguns pedaços da sua pedra bruta. Muitos de nós não sabemos quanto tempo isto vai durar, talvez um curto período de tempo ou talvez muito tempo. Realmente não importa quanto tempo leva para voltarmos à normalidade – o importante é usá-lo em seu proveito.

Todd E. Creason

Tradução de António Jorge

Artigos relacionados

One thought on “Aproveite esta oportunidade!

  • Avatar

    muito bom este artigo vou fazer uma lista para ver onde parei e retornar colocando em prática e quanto á ler e escrever tenho praticado pois é uma das coisas que gosto muito mais vou colocar outras tarefas paradas em prática e muito obrigado pela dica realmente muito boa á paz para todos amém.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *