Para que serve hoje a Maçonaria?

question marks 09876r

Escrevia alguém n’O Expresso do penúltimo fim de semana de Maio de 2020:

A vida é feita de contrastes e confrontos entre conceitos avessos. Não é possível ver a Luz se nunca mergulhámos na Escuridão. Não existe bondade sem crueldade. Conhecemos a paz por termos visto a Guerra. O Sagrado só existe se, ao lado, estiver presente a noção de Profano. Qualquer enquadramento requer, então, a oposição de forças antagónicas”.

E este texto levou-me para os três inimigos da Maçonaria, a Ignorância, o fanatismo e a Tirania.

Primeiro porque hoje, no XXI, nunca tanto conhecimento esteve disponível para tantos. E no entanto, nunca tantos ignorantes tiveram tanto poder como agora. Poder de passar a sua mensagem ignorante e estúpida, poder de efectuar alterações nas sociedades pela propagação da ignorância e da estupidez. Das brigadas acéfalas anti vacinas que provocaram surtos de sarampo no coração da Europa civilizada o ano passado aos negacionistas de movimentos extremistas que dizem que o Holocausto é uma ficção ou que o Socialismo tira povos da miséria.

Depois por que assistimos hoje a hordas de fanáticos que acreditam na superioridade, moral ou biológica, de grupos de humanos sobre outros. Da extrema-esquerda que se acredita superiormente moral a todas as outras formas de pensamento político, cultivando neste campo o discurso de ódio dos inimigos políticos em vez de adversários aos fanáticos que se crêem biologicamente superiores aos outros povos e assim justificam o seu extermínio, apresentado os outros como uma pestilência que urge extirparmos da sociedade. Passando pelos eco terroristas que entendem que os humanos são o mal do Mundo e que este se deve livrar dos humanos como forma suprema de purificação da Mãe Natureza, como se a Natureza tivesse consciência e fosse uma entidade pensante, tendo a Ciência já capitulado aos pés do altar da Ignorância e ficado quase sequestrada pelos fanáticos.

E assim chegamos à Tirania, que hoje assume muitas formas, sendo que a mais perigosa, para mim, é a Tirania do pensamento. Assente numa agenda que nos quer meter nas nossas cabecinhas que só há uma linha de pensamento legitima, que é moralmente superior às outras todas, que é a única aceitável. E esta assume especial relevo porque no ocidente os média, na sua grande maioria, embarcaram nesta Tirania, uma censura global do pensamento. Dado o seu imenso poder, criam hoje percepções generalizadas da realidade que vão todas num sentido, o de apresentar um Mundo em que só determinada forma de pensar é tolerada. Hoje practicamente não temos noticias, temos opinião, paga, travestida de informação séria. A consequência deste processo é no imediato a percepção de que o Mundo está extremado. A seguir, o Mundo fica mesmo extremado.

Os nossos inimigos de ontem são os de hoje e serão os de amanhã. Termino como comecei: Para que serve hoje a Maçonaria?

Algum de vós tem dúvidas?

J. E. Sousa – M∴ M∴ da R∴ L∴ Alengarbe, nº24, a Or∴ de Albufeira em 6020

Artigos relacionados

5 thoughts on “Para que serve hoje a Maçonaria?

  • Avatar

    É altamente complicado……

    Reply
  • Avatar

    O problema é que a maçonaria somos nós; somos nós é que estimulamos esta mídia (assim para o nosso português), compartilhando inúmeros “fakes” e notícias esdrúxulas, sem qualquer critério seletivo; e olha que se fala há bastante tempo das peneiras da sabedoria; ninguém coloca nada nestas peneiras antes de repassar nos médias (usando a forma do português europeu) de qualquer tipo… e isto vejo diariamente, minuto a minuto, nos grupos maçônicos que conheço.
    A Maçonaria, pois, não mudará, não ensinará e não aperfeiçoará ninguém sozinha; temos que refletir muito sobre o que estamos fazendo, estimulando e propagando.
    Parabéns… parabéns… parabéns, meu Irmão Sousa, pela capacidade de sintetizar problemas tão graves e tão presentes em nossa dia a dia.
    Até vos agradeço pelo texto!

    Reply
  • Avatar

    +Texto excelente! Vejo que a grande dificuldade de hoje é quem permitimos que entre na Augusta Ordem! Ser livre pensador é uma situação, mas ser um fanático em suas concepções políticas é o primeiro passo para a Tirania! E a tirania sempre conseguirá o que quer num meio ignorante! Pensem nisto!

    Reply
  • Avatar

    A maçonaria de hoje não segue o conceito de antigamente ,aderir a modernidade é preservar oque já foi dito ou ensinado no passado, ler ,saber, ser ., não segue o bons costumes de homens antigos conservadores maçom no século XXI , creio eu que por conhecer tal situação e ler tal costumes existe indefinição … Sou méro aprendiz e grato por tal

    Reply
  • Avatar

    Meu Irmão,

    A maçonaria continuará tendo o fim a que se propôs. Nós é que estamos quebrando as amarras do Porto Seguro indicado, para nos aventurarmos por “mares nunca d’antes navegados” . Iniciações apadrinhadas e desqualificadas, descumprimento das nossas principais premissas de origem, desinteresse pelo estudo, enfim, mudamos o rumo.
    A maçonaria, que somos nós, está mal representada, em regra geral, com as devidas exceções à regra.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *