A águia bicéfala e os seus significados

A águia de duas cabeças (águia bicéfala) é um importante símbolo dos Altos Graus do Rito Escocês Antigo e Aceite. A sua figura faz parte dos brasões do Grau 30 (Cavaleiro Kadosch), Grau 32 (Sublime Príncipe do Real Segredo) e Grau 33 (Inspector Geral do Rito).

Além de estar presente nos brasões desses importantes graus, a águia bicéfala é a peça central do estandarte do Rito Escocês Antigo e Aceite.

A primeira referência histórica sobre a águia de duas cabeças é a do pássaro encontrado num antigo brasão da cidade de Lagash, na região da Suméria, actual Iraque, que existiu, possivelmente, há mais de quatro mil anos. Posteriormente, encontramos a águia de duas cabeças como símbolo em estandartes, brasões ou bandeiras: no Império Bizantino, no Sacro Império Romano Germânico, no Império Russo (a partir do século XV) e nos emblemas da Sérvia, Montenegro e Toledo, entre outros povos.

De acordo com o livro História do Supremo Conselho do Grau 33 do Brasil, do escritor e pesquisador Maçon KURT PROEBER: “a origem da Águia Bicéfala como emblema dos Supremos Conselhos, surgiu pela primeira vez em França em 1759 e foi usada pelo Conselho dos Imperadores do Oriente e do Ocidente“.

O simbolismo da águia bicéfala é variado; contudo, a sua apresentação descrita no Apêndice da Grande Constituição Escocesa de 1786, permite-nos interpretar o seu significado. O Artigo I dessa Grande Constituição estabelece que no

centro do estandarte do Supremo Conselho haverá uma águia com duas cabeças, com asas abertas pretas, bicos e pés de ouro, segurando nas garras uma espada antiga, feita de ouro, da qual está pendente uma fita com as palavras DEUS MEUMQUE JUS (Deus e o meu direito), escritas em dourado. A águia deve ter acima das suas duas cabeças, uma coroa de ouro.

A águia tem o significado histórico ligado ao poder imperial. Os exemplos mais evidentes são: a águia adoptada como emblema pelo imperador Carlos Magno, na Idade Média, e a águia adoptada como símbolo dos exércitos do antigo Império Romano (L’Aquila Romana). Os exércitos romanos desfilavam nas cidades conquistadas transportando à frente a águia, como símbolo das suas legiões.

As duas cabeças, olhando simultaneamente para o lado direito e para o lado esquerdo, têm como significado o alcance do poder imperial, que se estende do Oriente ao Ocidente.

A coroa dourada é uma referência a Frederico II, rei da Prússia, monarca europeu que, conforme a tradição maçónica, foi o signatário da Grande Constituição Escocesa de 1786, considerado por alguns estudiosos como o primeiro Soberano Grande Comendador do Rito Escocês Antigo e Aceite.

A espada é um reconhecido símbolo da força de governar, ou seja, da força consolidada pelo poder da espada (poder militar).

As asas abertas simbolizam, entre outros aspectos, o antigo papel da águia como dominadora das alturas e de mitológica mensageira dos deuses.

2 Comentários em “A águia bicéfala e os seus significados

  • Avatar

    BOA TARDE . PRATICAMENTE , EU FOI CRIADO NUMA IGREJA DA ASSEMBLEIA DE DEUS , QUANDO EU TINHA OS MEUS 6 ANOS , E FOI MEMBRO ATÉ AOS 15 ANOS DE IDADE , MAS OS PASTORES , MEMBROS ATÉ OS MEUS PAIS FALAVAM MAL DA ORDEM MAÇÔNICA . EU PESQUISEI ,SÍMBOLOS E ESCRITAS , HISTÓRIAS DENTRO DO BRASIL E FORA DO BRASIL \ FRANÇA E INGLATERRA . EU INVESTIGUEI NA MINHA VIDA MAIS DE CINCO MAÇONS . UM DESSES CINCO MAÇONS, EU FIZ UMA BOA AMIZADE ÍNTIMA , MAS DEUS ACHOU QUE CHEGOU A HORA DELE E LEVOU PARA OS CÉUS . Á MULHER DELE ME DEU VÁRIOS LIVROS DO 1 ATÉ 18 GRAUS . A MORTE DELE FOI SOFRIDA , UM CÂNCER NO INTESTINO . ELE ME DEU VÁRIOS CONSELHOS EXCELENTES ATÉ HOJE EU PRATICO EM NOME DE SR DEUS E DELE TAMBÉM . PS ANTES QUE EU ME ESQUEÇA , ELE MANDOU Á MULHER DELE QUANDO ELE MORRE-SE ENTREGA-SE TODOS OS LIVROS E AS REVISTAS INTERNAS DAS LOJAS . EU VOU GUARDAR OS SEGREDOS HOMENAGEM Á ELE EO RESPEITO QUE EU TENHO AOS IIR .’. 24 \ 04 \ 19 GOVERNADOR VALADARES CENTRO MG

    Reply
  • Avatar

    Muito bom, o artigo sobre a águia na maçonaria, gostei muito.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *