A acácia na lenda de Hiram Abiff

“conduziram-no, ao cair da noite, para o Monte Moriah, onde o enterraram, assinalando a sepultura com um ramo de acácia.” (Ritual de Mestre).

Quando, extenuados, os exploradores chegaram ao local de encontro, os seus semblantes desencorajados só expressaram a inutilidade dos seus esforços”. ….Caindo literalmente de fadiga, (um) …. Mestre tentava agarrar-se a um ramo de acácia. Ora, “para sua grande surpresa, o ramo soltou-se na sua mão, pois tinha sido enterrado numa terra há pouco removida.” (Oswald Wirth).

Os Mestres que foram na procura do Mestre Hiram Abiff, encontraram um monte de terra que parecia cobrir um cadáver, e terra recentemente removida; plantaram ali um ramo de acácia para reconhecer o local. Conforme outra versão, a acácia teria brotado do corpo do Respeitável Mestre morto, anunciando a ressurreição de Hiram”. (Manual de Instrução para o Grau de M M da G L do Chile).

Mesmo que a morte de Hiram Abiff seja um dos factos mais importantes dentro da ritualística do 3º Grau, não resulta estranho que existam diferentes versões derivadas de diferenças nas traduções tanto da Bíblia como de antigos Rituais maçónicos. Mas todos eles coincidem com que na sua sepultura surge um ramo de acácia.

A acácia na Botânica

A acácia é uma árvore leguminosa de madeira dura; muitas espécies produzem goma arábica e outras fornecem caucho, guaxe (fruto comestível), tanino e madeiras de grande valor. Todas as espécies produzem flores perfumadas brancas ou amarelas, sendo muito usadas como adorno. A acácia, com as suas quase 400 variedades, existe praticamente no mundo todo: América do Norte, Ásia, Índia, Egipto, Norte da África, China, Austrália, etc. A acácia é universal. No Brasil a espécie acácia negra constitui uma das riquezas do Rio Grande do Sul.

A acácia do Egipto tem a particularidade de ser uma árvore espinhosa e autores maçónicos especulam que a coroa de espinhos colocada na cabeça de Jesus era deste tipo de acácia. No hebraico antigo o termo shittah é usado para acácia sendo o seu plural shittin. No texto original grego do Novo Testamento o termo usado é akanqwn (akanthon) que foi traduzido para o português tanto como acácia e como acanto, e que também pode significar espinho, espinhoso, etc. Esta palavra grega aparece em várias passagens da Bíblia mencionando a coroa de espinhos e também a árvore shittah. O Irmão Olintho de Almeida declara que “a coroa de acácia espinhosa na cabeça de Jesus, é símbolo de sabedoria”. Mas como devemos interpretar o gesto dos soldados romanos quando coroam a Jesus com espinhos? Podemos entender como mais um acto de crueldade com um sentido unicamente burlesco ou será que, aparentemente, houve alguém que conhecendo a simbologia encetada no ramo de acácia induziu a soldadesca a usar este tipo de coroa?

A acácia na antiguidade

Os povos antigos tiveram um respeito extremado pela acácia chegando a ser considerado um emblema solar porque as suas folhas se abrem com a luz do sol do amanhecer e fecham-se ao desaparecer o sol no fim do dia; a sua flor imita o disco solar. Para os egípcios era uma árvore sagrada como, igualmente para antigas tribos árabes. O sentimento dos israelitas pela acácia começa com Moisés, quando na construção dos elementos mais sagrados é utilizada á acácia (Arca, Mesa, Altar) pelas suas características de resistência á putrefacção.

A acácia na Bíblia

  • Plantarei no deserto o cedro, a árvore da sita, e a murta e a oliveira…” (Isaías 41:19).
    • Como já temos visto no hebraico, shitat é o singular de acácia, mas na versão da Bíblia de João Ferreira de Almeida é traduzido como sita. Aliás, sita não aparece no Dicionário Brasileiro da Mirador.
  • “Também farão uma arca de madeira de cetim…” (Êxodo 25:10)
  • “Também farás uma mesa (dos pães da proposição) de madeira de cetim…” (Êxodo 25:23)
  • “Farás estes varais (para transportar a mesa) de madeira de cetim…” (Êxodo 25:28)
  • “Farás também as tábuas para o Tabernáculo de madeira de cetim…” (Êxodo 26:15)
  • “Farás também cinco barras de madeira de cetim …” (Êxodo 26:26)
  • “E o porás sobre quatro colunas de madeira de cetim …” Êxodo 26:31)
  • “E farás para esta coberta (do Tabernáculo) cinco colunas de madeira de cetim …” (Êxodo 26:37)
  • “Farás também o altar de madeira de cetim …” (Êxodo 27:1)
  • “Farás também varais para o altar, varais de madeira de cetim …”(Êxodo 27:6)

Aqui João Ferreira de Almeida usa a expressão madeira de cetim e, conforme o Dicionário Brasileiro da Mirador cetim deriva do árabe zaituni e serve para designar um tecido de seda ou algodão macio e lustroso. Considerando que os estudiosos concordam que a Arca, a Mesa e o Tabernáculo foram construídos com acácia que existia no deserto (Isaías) por ser imputrescível, incorruptível e inatacável pelos predadores naturais, acreditamos que madeira de cetim é, no significado correcto, madeira de acácia. Não poderiam elementos de sustentação ou de transporte serem construídos com seda.

“E acamparam junto ao Jordão, desde Bete Jesimote até Abel-Sitim …” (Números 33:49) Abel-Sitim no hebraico significa Vale das Acácias lugar que ficava 40 km ao sul de Bete-Sita, mas não aparece nos Atlas modernos.

“… e o exército fugiu para Zererá, até BeteSita …” (juízes 7:22).

Bete-Sita no hebraico significa Lugar da Acácia que no Atlas moderno aparece localizado no paralelo 32 e 30′ ao lado do rio Jordão.

A Bíblia é rica em alusões da madeira de acácia dando-lhe usos sagrados o que, por sua vez, a converte numa árvore sagrada.

A acácia na Maçonaria

Na parte final da cerimónia de Exaltação, o Orador dirigindo-se ao novo Mestre convida-o a “… não parar na senda do progresso e da perfeição, porque a A é M C”. Estas palavras lembram que a acácia tem sido consagrada como um importante símbolo no 3º Grau, mantendo uma tradição dos tempos antigos porque pela sua característica de imputrescível simboliza a imortalidade da alma.

Também quando o Resp∴ Ven∴ Mest∴ pergunta ao Ven∴ Ir∴ 1º Vig∴: “Sois M M∴?” e o interpelado responde: “a A é M C” ele estabelece de imediato a sua qualidade de M∴ o que, conforme Oliver, equivale a dizer “tendo estado na tumba, triunfei levantando-me dentre os mortos e, estando regenerado, tenho direito à vida eterna”. A interpretação simbólica e filosófica da planta sagrada é riquíssima e lembra a parte espiritual que existe dentro de nós que, como uma emanação de Deus, jamais pode morrer. A acácia é, simplesmente, a representação da alma e leva-nos a estudar seriamente o nosso espírito, o nosso eu interior e a parte imaterial da nossa personalidade.

Outra importante significação simbólica da acácia foi dada por Albert Gallatin Mackey (1807 – 1881) e por Bernard E. Jones (falecido em 1965) e que ressalta a Inocência; o grego akakia é usado para definir qualidade moral, inocência e pureza de vida. E do maçon, que já conhece a acácia, é esperada uma conduta pura e sem máculas.

Quando é que a Mac∴ adoptou a acácia nos seus rituais? Certos rituais do séc. XVIII não fazem nenhuma alusão a ela e, menos ainda, a fórmula acima citada e tão conhecida de todos nós. A obra “Regulateur du Maçon” (Heredom) de 1801 transcreve a fórmula e em alguns rituais aparecem reproduções do quadro da Loja de Mestre, onde a acácia pode estar representada sobre um montículo ou sobre o esquife do Mestre Hiram Abiff. É muito mais tarde que começam a aparecer explicações sobre a acácia, por exemplo, no “Recueil Précieux de la Maçonnerie Adonhiramita” de 1787.

Também na obra “L’Ordre dês FrancMaçons Trahi e Leur Sécret Revele” do Abade Péréau (1742) a acácia é mencionada amplamente e reproduzida no Painel. Resumindo, F. Chapius (1937) estima que a acácia nasce no nosso simbolismo junto com a Maçonaria especulativa. Para terminar, das quase 600 espécies de acácia que existem a maçonaria tem incorporado nos seus rituais a Robinia (ou Robinier) mais conhecida como falsa acácia, mas qualquer variedade que for usada não tira em absoluto o simbolismo do ritual.

Ethiel Omar Cartes González – Loja Guatimozín 66 – Grande Loja Maçónica do Estado de São Paulo (Brasil)

Bibliografia

  • Siete e más …. Juan Agustín González M.(1955)
  • Manual do Gr∴ de M∴ G∴ L∴ do Chile (1970)
  • Ritual do Terc∴ Gr∴ Mac∴Simb∴ do Brasil (1975)
  • Árvores e os seus simbolismos – Descartes de Souza Teixeira
  • (Revista A Verdade, GLESP, Jan/Feb 1995)
  • A Simbólica Maçónica – Jules Boucher (1996)

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