Desenho do Quadro de Loja do grau de Aprendiz

O desenho do Quadro de Loja renova e recorda o simbolismo fundamental quanto à instrução Maçónica para cada Grau e constitui um elemento indispensável para a Abertura e o desenvolvimento ritualístico do Trabalhos  do Rito Escocês Antigo e Aceite, já que a sua presença estabelece a “Influxus Spiritualis” (Influência Espiritual) dos símbolos da Arte Real no Grau de Aprendiz Maçon.

Pela sua colocação central, e dado que reproduz os principais símbolos que devem decorar o Templo, o Quadro de Loja é um símbolo do “centro” ou Axis Mundi (Eixo) para a gestão simbólica dos elementos.

Implementação

Imediatamente depois dos Três Pilares do Templo serem acesos, o Irmão Experto é encarregado de traçar o Quadro de Loja do Primeiro Grau no centro do Pavimento de Mosaicos; isto realiza-se em completo silencio e debaixo da atenção de todos os Irmãos.

Quadro de Loja do Grau de Aprendiz, traçado com Giz

O Irmão Experto apoiando-se no joelho direito, traça com um giz de cor branco na Prancha de Traçar, os elementos simbólicos, em três fases marcadas por uma leve pausa.

  1. Começa-se por desenhar a franja com borlas no lado norte, no extremo de uma corda onde são desenhados doze nós equidistantes ao redor do Quadro de Loja e finaliza-se o com traço da franja com borlas no lado sul.
  2. De seguida, são traçadas sucessivamente as colunas B e J, os três degraus do templo que se afastam da borda e da porta. O traço continua no lado norte, com a pedra bruta, o martelo cruzado com o cinzel e a perpendicular. De seguida, o Pavimento de Mosaico nas proporções de (5 x 3) e os Três Pilares do Templo em forma de velas no centro da Prancha de Traçar. Por cima, desenha-se o esquadro e compasso no formato 3-4-5, na posição do Grau de Aprendiz Maçon. O contorno do lado sul continua com a Régua de 24 polegadas, o Nível e a Pedra Cúbica.
  3. Finalmente, a Lua é desenhada na parte superior num quarto crescente ao Norte, o Sol ao Sul e no centro do Oriente, o Delta Luminoso formado por um triângulo isósceles com o Olho que vê tudo no centro.

Nota: O apagar do Quadro de Loja deve ser feito no sentido sinistrogiro, começando pelo Delta Luminoso e terminando na franja com borlas do lado Norte.

Frater Levithian

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *