Estrela brilhante, rutilante, flamejante ou flamígera?

Antes de mais, devemos lembrar-nos que esta Estrela é um símbolo distintivo do Companheiro, o qual está expresso na fórmula de reconhecimento do Grau, razão pela qual entendemos que não deva ser estudada no Grau de Aprendiz. Aliás, consoante este entendimento, nos Rituais do G∴ O∴ B∴, a Estrela foi substituída pela Corda de 81 Nós no rol dos Ornamentos da Loja de Aprendiz. Portanto, aqui limitar-nos-emos à etimologia dos termos que adjectivam esta Estrela.

No Emulation Ritual inglês, o símbolo é denominado por Blazing Star e o I∴ Sadler quando traduziu o Ritual para português em 1920, para o Rito de York do G∴ O∴ B∴, usou o adjectivo BRILHANTE. Já o tradutor para o espanhol preferiu o adjectivo RUTILANTE. Destaque-se que neste Rito, a Estrela não tem a mesma importância e significado dos demais Ritos, não havendo, inclusive, a mesma fórmula de reconhecimento do Grau.

O Rito Adonhiramita também denomina a Estrela como sendo RUTILANTE.

O R∴ E∴ A∴ A∴ da Grande Loja Maçónica do Estado do Rio de Janeiro (confederada à CMSB) utiliza o termo FLAMEJANTE.

O Rito Brasileiro e o R∴ E∴ A∴ A∴  do Grande Oriente Independente do Estado do Rio de Janeiro (confederada à COMAB) adjectivam a Estrela ora como FLAMEJANTE ora como FLAMÍGERA.

O Rito Moderno ou Francês e o R∴ E∴ A∴ A∴ do G∴ O∴ B∴ (neste caso desde a introdução do Rito no Brasil no século XIX) usam o adjectivo FLAMÍGERA.

Portanto, as Potências e Ritos utilizam quatro diferentes adjectivos para a Estela:

  • Brilhante,
  • Rutilante,
  • Flamejante e
  • Flamígera.

Apesar de a Verdade ser algo tão complexo que seria temerário alguém se julgar seu detentor, como livre-pensador, não me posso furtar a apresentar a minha opinião a respeito do (Publicado em freemason.pt) adjectivo mais adequado, com base nos seguintes argumentos:

BRILHANTE: Como é comum que toda e qualquer estrela brilhe, cintile, chamar BRILHANTE à Estrela, que não é uma Estrela qualquer, é muito pouco!

RUTILANTE: Significa muito brilhante, resplandecente, esplendoroso. Embora seja um adjectivo melhor que simplesmente Brilhante, ainda é pouco!

FLAMEJANTE: Vem do latim Flammantis, que significa “que expele chamas”.

FLAMÍGERA: Vem do latim Flamigerus, que significa “que gera chamas”.

Pois bem, as estrelas em geral, tal como o Sol – que também é uma estrela, embora de quarta grandeza – e ao contrário da Espada Flamejante, não se limitam a “expelir chamas”; são fontes “geradoras de chamas”, de energia, de vida, tal como o Sol em relação ao nosso planeta. Conclui-se portanto, que o nome mais adequado para o símbolo é ESTRELA FLAMÍGERA.

Adaptado de Autor desconhecido

Fonte

  • Excertos do livro (em elaboração) Maçonaria para Maçons, simpatizantes, Curiosos e Detractores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *