O número de ouro… Pi e o Phi

Todos nós já ouvimos falar no phi número Pi.

É o irracional mais famoso da história, com o qual se representa a razão constante entre o perímetro de qualquer circunferência e o seu diâmetro. Equivale a: 3,14159265358979323846264… e é conhecido vulgarmente como: 3,1416.

pi e phi
pi e phi

Não confundir com o número Phi que corresponde a 1,618.

O número Phi (letra grega que se pronuncia “fi”) apesar de não ser tão conhecido, tem um significado muito mais interessante.

Durante anos o homem procurou a beleza perfeita, a proporção ideal.

Os gregos criaram então o rectângulo de ouro. Era um rectângulo, do qual se extraiu uma proporção: o lado maior dividido pelo lado menor. E a partir dessa proporção tudo era construído. Assim eles fizeram o Pártenon: a proporção nos rectângulos que formam a face central e a lateral; a profundidade dividida pelo comprimento ou altura; tudo seguia uma proporção ideal de 1,618.

Os Egípcios fizeram o mesmo com as pirâmides: cada pedra era 1,618 menor do que a pedra de baixo, ou seja, a de baixo era 1,618 maior que a de cima, que era 1,618 maior que a da 3ª fileira e assim por diante.

Durante milénios, a arquitectura clássica grega prevaleceu. O rectângulo de ouro era padrão. Mas, depois de muito tempo veio a construção gótica com formas arredondadas, que não utilizavam o rectângulo de ouro grego.

No ano de 1200, contudo, Leonardo Fibonacci um matemático que estudava o crescimento das populações de coelhos, criou aquela que é provavelmente a mais famosa sequência matemática, a Série Fibonacci.

A partir de 2 coelhos, Fibonacci foi contando como eles aumentavam. A partir da reprodução de várias gerações chegou a uma sequência onde um número é igual a soma dos dois números anteriores: 1 2 3 5 8 13 21 34 55 89 .

  • 1+1=2
  • 2+1=3
  • 3+2=5
  • 5+3=8
  • 8+5=13
  • 13+8=21
  • 21+13…e assim por diante.

Aqui surge a 1ª “coincidência”: a proporção de crescimento média da série é… 1,618 (o número Phi). Os números variam, um pouco acima às vezes, noutras um pouco abaixo, mas a média é 1,618, exactamente a proporção das pirâmides do Egipto e do rectângulo de ouro dos gregos.

Esta descoberta de Fibonacci abriu uma nova ideia de tal proporção, a ponto de os cientistas começaram a estudar a natureza em termos matemáticos e começaram a descobrir coisas fantásticas.

Por exemplo:

  • A proporção de abelhas fêmeas em comparação com abelhas machos numa colmeia é de 1,618;
  • A proporção em que aumenta o tamanho das espirais de um caracol é de 1,618;
  • A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais sementes de um girassol é de 1,618;
  • A proporção em que diminuem as folhas de uma árvore à medida que subimos de altura é de 1,618;

E não só na Terra se encontra tal proporção. Nas galáxias, as estrelas distribuem-se em torno de um astro principal numa espiral obedecendo à proporção de 1,618.

Por isso, o número Phi ficou conhecido como… A DIVINA PROPORÇÃO.

Porque será que os historiadores religiosos descrevem que foi a beleza perfeita que Deus terá escolhido para fazer o mundo?

Por volta de 1500, com o retorno do Renascimento, a cultura clássica voltou à moda. Michelangelo e, principalmente, Leonardo da Vinci, grandes amantes da cultura pagã, colocaram esta proporção natural nas suas obras. Mas Da Vinci foi ainda mais longe: ele, como cientista, usava cadáveres para medir as proporções do corpo humano e descobriu que nenhuma outra coisa obedece tanto à DIVINA PROPORÇÃO do que o corpo humano… obra prima de Deus.

Por exemplo:

  • Meça sua altura e depois divida pela altura do seu umbigo até o chão: o resultado é 1,618;
  • Meça seu braço inteiro e depois divida pelo tamanho do seu cotovelo até o dedo: o resultado é 1,618;
  • Meça seu dedo, inteiro, dividido pela distância da dobra central até à ponta ou da dobra central até à ponta dividido pela segunda dobra: o resultado é 1,618;
  • Meça a sua perna inteira e divida pelo tamanho do seu joelho até ao chão. O resultado é 1,618;
  • A altura do seu crânio dividido pelo distância da sua mandíbula até o alto da cabeça dá 1,618;
  • Da sua cintura até a cabeça e depois só o tórax: o resultado é 1,618;

(Considere sempre erros de medida da régua ou fita métrica, que não são instrumentos precisos de medição)

Tudo, cada osso do corpo humano, é regido pela Divina Proporção.

Coelhos, abelhas, caramujos, constelações, girassóis, árvores, arte e o homem, coisas teoricamente diferentes, são todas ligadas por uma proporção em comum.

Até hoje esta é considerada a mais perfeita das proporções.

Não é por acaso que é usada, hoje, pelos “inteligentes” no nosso dia-a-dia: meça o seu cartão de crédito, largura / altura, o seu livro, o seu jornal, uma foto revelada. Lembre-se de considerar sempre possíveis erros de medida da régua ou fita métrica.

Encontramos ainda o número Phi em famosas sinfonias como a 9ª de Beethoven, e em muitas outras obras.

E… isto tudo será uma mera coincidência?…

O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflecte

Aristóteles

Autor desconhecido

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Um Comentário em “O número de ouro… Pi e o Phi

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    Simplesmente espetacular a matéria, muito instrutiva e educativa….obrigado

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