Solstício e Equinócio – O significado

Solestício de Verão em Stonehenge

Os Solstícios e os Equinócios são momentos bastante importantes para os Maçons e para a Maçonaria, que os costumam celebrar.

A Maçonaria, como guardiã de antigas tradições , tem como uma de suas práticas mais antigas e tradicionais a celebração dos Solstícios e Equinócios. Acredita-se que, assim como os Romanos observavam o Solstício de Inverno, em homenagem ao deus Saturno, posteriormente chamado de “Sol Invencível”, esse costume também era observado pelas Guildas Romanas, os antigos Colégios e Corporações de Artífices, que nada mais eram do que a Maçonaria Operativa. Esse costume permaneceu intacto até ao surgir da Maçonaria Especulativa, que o manteve.

Há fortes indícios de que a Maçonaria Especulativa, formada por europeus de predominância cristã e preocupados com a imagem da Maçonaria perante a “Santa Inquisição”, aproveitou a feliz coincidência das datas comemorativas de São João Batista (24/06) e São João Evangelista (27/12) serem muito próximas dos Solstícios, para relacionarem a observância dos Solstícios com os Santos de nome João, e assim protegerem a instituição e sua observação dos Solstícios da ignorância, tirania e fanatismo. Desta forma, na Inglaterra, o antigo símbolo maçónico de um círculo ladeado por duas linhas paralelas, um dos símbolos mais antigos da humanidade (mais antigo que o cristianismo) ainda em uso, teve a simbologia das linhas paralelas dos Trópicos de Câncer e Capricórnio, que possuem ligação directa com a observância dos Solstícios, transformados em São João Batista e São João Evangelista.

Qual a diferença entre solstício e equinócio?

O Solstício ocorre quando o sol está mais perto de um dos hemisférios, fazendo com que uma parte do mundo tenha um dia maior, enquanto o outro lado tem um dia menor. Já no equinócio, o sol está mais próximo da linha do equador, e por isso o dia e a noite nos dois hemisférios têm a mesma duração.

O solstício acontece duas vezes por ano, assim como o equinócio, e eles marcam a entrada das novas estações. O solstício acontece durante o Verão e o Inverno, já o equinócio acontece no início da Primavera e do Outono.

Solstício

Equinócio

Posição do solO sol está no seu ponto mais distante do equador.O sol está no ponto mais próximo do equador.
Raios solaresA Terra recebe uma quantidade maior de luz sobre um dos hemisfério.Os raios solares atingem a zona intertropical com mais intensidade, fazendo com que a luz e o calor cheguem nos dois hemisférios da mesma forma.
Data21 de Junho (solstício de Inverno no hemisfério sul e de Verão no hemisfério norte);

21 de Dezembro (solstício de Verão no hemisfério sul e Inverno no hemisfério norte).

20 de Março (equinócio da Primavera no hemisfério norte e Outono no hemisfério sul);

23 de Setembro (equinócio de Outono no hemisfério norte e Primavera no sul).

Duração do diaSolstício de Verão: dia mais longo.
Solstício de Inverno: noite mais longa.
Dia e noite tem a mesma duração durante um equinócio.
SignificadoDo latim “sol” e “sistere“, que significam “sol” e “ficar parado”.Do latim “aequus” e “nox“, que significam “igual” e “noite”.

Tanto o equinócio quanto o solstício acontecem duas vezes por ano, e marcam a entrada das estações. Os dias de sol são mais longos durante o solstício de Verão, enquanto as noites são mais longas durante o solstício de Inverno. Já equinócio acontece durante o início do Outono e da Primavera, quando o sol está mais próximo do equador.

Um equinócio acontece em um momento específico no tempo, já o solstício acontece durante dias.

Esses fenómenos ocorrem pois a Terra tem um caminho elíptico, e seu eixo inclinado faz com que a luz do sol atinja a superfície da Terra em ângulos diferentes durante sua rotação.

O que é o Solstício?

“Solstício” vem das palavras latinas “sol” e “sistere“, que significam “sol” e “ficar parado”. Durante o solstício, o sol está mais próximo de algum dos hemisférios, fazendo com que o dia nele dure mais, enquanto a noite é mais longa no outro hemisfério.

No hemisfério sul, o solstício de Inverno costuma ocorrer em 21 de Junho. É quando o hemisfério sul está afastado do sol e o hemisfério norte está inclinado em direcção a ele. Já em 21 de Dezembro, ocorre o solstício de Verão no hemisfério sul, e o solstício de Inverno no hemisfério norte.

O que é o Equinócio?

O equinócio ocorre quando o sol está posicionado exactamente acima de um ponto na linha equatorial, fazendo com que a luz e o calor sejam distribuídos de forma semelhante nos dois hemisférios. Deste modo, o dia e a noite tem a mesma duração.

No dia 20 de Março ocorre o equinócio que marca o início da Primavera no hemisfério norte e do Outono no hemisfério sul. Já o equinócio de 22 de Setembro marca o início do Outono no hemisfério norte e a Primavera no hemisfério sul.

Adaptado de diversas fontes:

  • http://www.diferenca.com
  • http://colunadotemplo.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *