A Maçonaria NÃO É uma sociedade secreta (V)

porta entreaberta hgyt65trygh

Já vimos que foi a alta hierarquia da Igreja Católica quem lançou e divulgou e repetiu que a Maçonaria era uma sociedade secreta. Hoje, o epíteto é glosado em vários tons pela comunidade dos teóricos da conspiração, pelos fundamentalistas religiosos de vários quadrantes e pelos ditadores de serviço em várias latitudes.

Os mais primários decretam que a Maçonaria é uma sociedade secreta… porque é, porque “toda a gente” o diz. A esses não importa que se lhes mostre que, em cada país, cada Obediência maçónica se estrutura e organiza no respeito da Lei do Estado, em regra organizando-se como associação sem fim lucrativo, constituída nos termos e pela forma legal e cumprindo as determinações legais quanto ao seu funcionamento, escolha e publicidade dos seus corpos gerentes, facultando, nos termos que a Lei determina as informações que a Lei determina, executando os comandos das leis fiscais, etc.. A esses nada importa.

A Grande Loja Legal de Portugal / GLRP – Associação constituiu-se por escritura publicada no Diário da República – III série, n.º 18, página 1378 (6), em 22/1/1997, com declaração de retificação publicada no Diário da República – III série, n.º 67, página 4989, em 20/3/1997? E depois? É sociedade secreta!

Tem o número de identificação fiscal 503 770 434? É número de sociedade secreta!

Tem sede e instalações sociais na rua João Saraiva, n.º 34, em Lisboa? Secretíssima!

Pode-se telefonar para lá através do número 218470903? É número confidencial, de certeza!

E pode-se comunicar por fax pelo número 218470905? Deve ser para esconder as comunicações…

E tem o endereço de correio eletrónico [email protected]? De certeza que só recebe mensagens cifradas…

E tem um sítio na Internet, acessível em www.gllp.pt? É só para enganar o pessoal: aquilo é mais secreto que os serviços secretos!

O seu Grão-Mestre é o advogado e gestor José Francisco Moreno e a sua fotografia e currículo até estão publicadas no tal sítio da Internet? Tudo falso! Tudo inventado! Aquilo é secreto!!

Aquilo é secreto porque eles não divulgam quem são os maçons! E não venham falar de que também não se sabe quem são os sócios das sociedades anónimas! Isso não são sociedades secretas. São só anónimas. Não precisamos de saber quem são os donos. Sabemos para que servem: para ganhar dinheiro a vender-nos caro o que não precisamos e caríssimo aquilo de que não podemos prescindir. As sociedades anónimas e as off-shores e essas coisas não têm nada de secreto. Mas esses maçons, esses sim, são perigosamente secretos!

Vejam lá que eles não divulgam o que fazem nas suas reuniões!!! Ainda se aquilo fossem Conselhos de Administração de Bancos ou de empresas, ainda se percebia, o segredo é a alma do negócio, mas que negócio é esse de aperfeiçoamento pessoal de que os maçons falam? Isso só pode ser fumo para nos enganar! O negócio deles é secreto, senão diziam a toda a gente (e nós, pobres teóricos da conspiração, não ardíamos em curiosidade insatisfeita…).

Aquilo é super-hiper-secreto! Fecham-se numa sala, não deixam entrar ninguém de fora e não dizem nada do que se passa lá dentro! E juram guardar segredo sobre o que lá se passa!

———————————

Não, meus caros, o parágrafo anterior não é do teórico da conspiração . Fui eu que deixei voar o meu pensamento e os meus dedos o teclaram. Estava a pensar nos Conclaves de Cardeais que designam o novo Papa, sempre que a Cadeira de S. Pedro fica vaga…

Os cardeais fecham-se, muito cerimoniosamente, na Capela Sistina. Ninguém de fora lá pode entrar. É-lhes absolutamente interdito comentar ou divulgar, a quem quer que seja, o que debatem, como debatem, quem disse o quê, quem propôs quem, por juramento solene.

Mas isso não tem nada de secreto! Secreto, secreto, secreto mesmo só as reuniões dos maçons! Afinal dos conclaves ainda vai saindo fumo, ora negro, ora branco, pela chaminé. Os malandros dos maçons pelos vistos nem no Inverno usam lareira!!!

———————————

Sabem que mais? Às vezes, rendo-me à razão do José Ruah! Tanto preconceito, tanta cegueira voluntária, por mais paciência que se tenha, acabam por cansar!

Não vale a pena argumentar mais com quem não quer ou não pode argumentar lógica e racionalmente.

Já neste blogue escrevi centenas de textos sobre o que fazemos, como o fazemos, a razão do que fazemos. Muito pouco guardamos para nós e, mesmo isso, dizemos o que é e porque o guardamos (quem estiver interessado, que leia o texto O segredo maçónico). Mais esclarecimento, só se nos despirmos e expusermos publicamente a nossa nudez! Parece que todos têm direito a alguma privacidade – exceto os maçons; à privacidade desses chama-se, incansavelmente, secretismo!

Por isso, por tudo o que está à vista, proclamo, alto e bom som: A Maçonaria NÃO É uma sociedade secreta!

Todos aqueles que desejarem continuar a insistir na tecla do secretismo, que se recusarem a pensar pela própria cabeça e se resignarem a seguir os teóricos da conspiração, os fundamentalistas religiosos e os ditadores de serviço, que apreciem muito a companhia!

Rui Bandeira

Publicado no Blog A partir Pedra em 30 de Novembro de 2011

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *