O Ateneu de Albacete acolheu a Primeira Conferência Maçónica organizada pela Respeitável Loja San Juan de los Llanos, nº 36 da Grande Loja de Espanha, que teve palavras de abertura muito especiais do ex-presidente da Junta de Comunidades de Castilla-La Mancha entre 1983 e 2004, Ministro da Defesa do Governo da Espanha entre 2004 e 2006 e Presidente do Congresso dos Deputados entre 2008 e 2011: José Bono.
“Tenho um carinho especial por esta Loja, porque foi a primeira loja Maçónica que visitei na minha vida”, explicou na sua mensagem, lembrando o seu encontro com a Maçonaria de Albacete em 2016. “Eu mal sabia o que era a Maçonaria. Eu sabia que deve ter algo de bom quando os genocidas e os ditadores do planeta a amaldiçoam: quando os criminosos amaldiçoam algo, sem dúvida é bom, e nunca ouvi nada de ruim sobre a Maçonaria, excepto aos criminosos. Os Maçons que conheci pareceram-me boas pessoas, com uma ou outra atitude política, devo dizer. A minha experiência é escassa, mas este é o meu testemunho: os Maçons que conheço são boas pessoas”, reflectiu. E concluiu com um desejo a todos os membros da nossa instituição: “Que se esforcem para ser melhores, que as suas ferramentas sejam a promoção pessoal em virtudes e valores que compartilho. É algo que me faz sentir próximo com bondade e com emoção. Sois Veneráveis pela vossa conduta.”
Extraído do Boletim “El Oriente” da Equipa de Comunicação da Grande Loja de Espanha
Tradução de António Jorge, M∴ M∴, membro de:- R∴ L∴ Mestre Affonso Domingues, nº 5 (GLLP / GLRP)
- Ex-Libris Lodge, nº 3765 (UGLE)
- Lodge of Discoveries, nº 9409 (UGLE)

- Entrevista ao Grão-Mestre da Grande Loja de Espanha, Óscar de Alfonso
- Maçonaria e Religião (ou… porque sou Maçom)
- Três instituições da Madeira receberam 12 cadeiras de rodas dos Maçons regulares da GLLP
- A Solidariedade no Mundo dos Maçons
- A Maçonaria na Sociedade. Que segredo?


Todos irmãos Maçons que conheçi desde jovem até agora foram todos pessoas de boa indole. Meu finado pai que era representante comercial sempre dizia que todo Maçom tinha que levar uma vida limpa sem manchas em seu histórico. Hoje eu confirmo isto. P.P.