Ordem Paramaçónica DeMolay

Partilhe este Artigo:

demolay

A entidade Paramaçónica Ordem DeMolay foi criada pelo Mestre Maçom Frank Sherman Land nos Estados Unidos em 24 de Março de 1919, de carácter filosófico, iniciático, simbólico, fraternal e filantrópico, patrocinado pela Maçonaria desde 1921 para jovens do sexo masculino com idades entre 12 e 21 anos incompletos.

A Ordem é inspirada nas obras de Jacques de Molay, 23° e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários. Ele foi morto em Março de 1314 junto a outros membros da Ordem por não ter confessado algumas acusações que estavam sendo feitas a eles de diversos crimes como: heresia e infidelidade à Igreja Católica. Tais denúncias foram feitas pelo Rei da França Felipe IV e aceites pelo papa Clemente V e o objectivo principal não era apenas prender um criminoso e sim tomar posse dos bens da antiga Ordem dos Templários.

O exemplo de lealdade de DeMolay foi facilmente identificável com as propostas que o grupo possuía e ainda possui, inspirando o Maçom Frank Marshall, criador do ritual DeMolay, a escrever cerimónias que lembrassem aos jovens os últimos momentos de Jacques DeMolay e passassem vários ensinamentos da Ordem da Cavalaria.

Actualmente a Ordem DeMolay está presente em vários países como Argentina, Holanda, Alemanha, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, França, Itália, Japão, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai e conta com cerca de 4 milhões de membros em todo mundo.

A Ordem DeMolay não é uma instituição Maçónica Juvenil, porém é unificada e dirigida por Maçons, organizada na sua origem como Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay, em Kansas City, EUA.

A Ordem DeMolay não tem a pretensão e não deseja tomar o lugar do Lar, da Igreja ou da Escola nessa busca do aperfeiçoamento, mas sim coadjuvá-los com um programa de ensinamentos, visando uma boa cidadania aos seus membros. É baseado no espírito de liderança, fidelidade, responsabilidade e a busca de um ideal, na busca de um mundo mais digno e justo para todos, sem distinções.

No cenário mundial, pela Ordem DeMolays já passaram algumas personalidades que fazem parte do Hall da Fama como Walt Disney, Bill Clinton, Neil Armstrong, John Wayne, Pedro Cardoso (actor brasileiro), Júlio César e Zé Carlos (guarda-redes), entre outros. Os DeMoleys que atingem a maioridade tornam-se Seniors e não necessariamente fazem parte da Maçonaria como Maçons.

São sete as Virtudes Cardeais de um DeMolay:

  • Amor Filial,
  • Reverência pelas Coisas Sagradas,
  • Cortesia,
  • Companheirismo,
  • Fidelidade,
  • Pureza
  • Patriotismo

Os baluartes da Ordem são a defesa da Liberdade Religiosa, Civil e Intelectual onde são representadas respectivamente pelo Livro Sagrado, pela Bandeira Nacional e pelos Livros Escolares. Todos os membros devem acreditar e seguir algumas regras éticas como respeitar e crer em algum Deus, honrar e respeitar todas as mulheres, amar e honrar os seus pais, ser honesto, lealdade a ideais e amigos, executar trabalhos honestos, permanecer inabalável a favor das escolas públicas, orgulhar-se da sua Pátria, dos seus pais, da sua família, seus amigos e confiar nos membros.

Para criar um Capítulo da Ordem DeMolay é extremamente importante ter um ambiente social externo e interno favorável, a fim de conseguir atrair os jovens para dentro da Ordem e para tal deveremos contar com o apoio e participação de todos os Maçons. Para uma melhor compreensão pela sociedade da Ordem DeMolay uma das medidas mais efectivas para alcançar êxito nesse quesito é a presença activa da Ordem em actividades Filantrópicas oficiais com o patrocínio da Maçonaria. A princípio, são naturalmente iniciados os filhos dos Maçons e da rede de relacionamento de cada membro.

Além das reuniões fechadas, também existem com muita frequência as sessões brancas ou abertas, onde os familiares participam para conhecer o ambiente onde os seus filhos estão inseridos e são muito agradáveis, pois conseguem ver a evolução dos seus filhos nas posturas apresentadas, tendo como destaque o trabalho em equipa, desenvoltura ao falar em público, postura e organização.

Uma vez iniciado o Capítulo, é necessário a actuação de voluntários adultos para liderar a iniciativa e tem várias oportunidades de serviço a serem distribuídas como Presidente do Conselho Consultivo DeMolay, Consultor de Capítulo, Recrutamento e retenção de membros, Educação e desenvolvimento de membros, desporto e Atletismo, Serviço Comunitário, Área social e recreacional, Relações fraternais, Levantamentos de fundos, Premiações e Reconhecimento, Ritualística, Administração do Capítulo e Transportes.

Cada Capítulo deverá ter um Conselho Consultivo que consiste de pelo menos quatro membros, que sejam Maçons de boa reputação ou Seniors DeMolays, mas que sejam recomendados pela Loja patrocinadora. Os Seniors DeMolays são elegíveis para servir como membros do Conselho Consultivo, porém não podem ocupar o cargo de Presidente ou consultor.

As reuniões geralmente tem pouca interferência dos Maçons presentes e com o andar do tempo, os membros assumem muito bem os seus cargos com uma maturidade que vem naturalmente.

O passo dado em direcção à Ordem DeMolay ou a qualquer outra entidade paramaçónica não é fácil e necessita de muito trabalho e dedicação de todos os irmãos, mas certamente seremos recompensados principalmente pela possibilidade de inserir nossos familiares em uma instituição consagrada e de pessoas de boa índole e dar a possibilidade aos jovens para o conhecimento e crescimento pessoal. Esse é um caminho que fortalece a nossa Maçonaria, pelo que é também de grande responsabilidade para todos os Maçons.

L. Dantas

Artigos relacionados


Partilhe este Artigo:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Scroll to Top