Os Chakras
Os “Chakras” são concebidos como redemoinhos de energia – pequenos “cones giratórios” ou “funis subtis” – que actuam como veículos […]
A Maçonaria recorre intensamente a símbolos e a alegorias, quer nos seus trabalhos, quer nos métodos que utiliza para que os seus membros cresçam como pessoas.
Os “Chakras” são concebidos como redemoinhos de energia – pequenos “cones giratórios” ou “funis subtis” – que actuam como veículos […]
Cada ser vivo é organizado de acordo com princípios matemáticos tão fascinantes quanto precisos: a série de Fibonacci e o
Prólogo Iniciático Entre os muitos símbolos que a Tradição preservou, poucos condensam com tanta perfeição o Mistério da Criação quanto
CANHÃO? … Não é nada do que o leitor profano pensa… É este o nome dado pelos maçons aos “copos
Este é um dos símbolos usados pela nossa Ordem que mais me fascina, apesar de muito pouco discutido em reuniões
Numa Loja de Aprendiz do Sistema de York, o Livro da Lei Sagrada é aberto, como todos bem o sabemos,
Aclamação e não exclamação Existem momentos fortemente marcantes na Iniciação e nas sessões Maçónicas normais. Um deles é a aclamação:
Desmistificando uma Convenção Tipográfica Francesa O triponto maçónico não passa de uma convenção tipográfica francesa. Ponto. Mas não, senhores: preferimos
Pode uma Flor identificar um Maçom? A resposta é sim, porém antes vale sabermos algumas informações acerca desta pequena e
Uma palavra sobre a alquimia Cabe aqui uma palavra sobre a alquimia. Simultaneamente arte, técnica e ciência do espirito, essa
Num artigo publicado na revista The Philalethes em Fevereiro de 1997, contrastei a coragem pouco conhecida de uma pequena minoria
O uso de acender luzes nas religiões e nas sociedades iniciáticas para clarear o local em que se realizam tais
Amós era um homem comum, nascido em Técua, um profeta, pastor de ovelhas e cultivava sicômoros, que são árvores que
Simbologia do Esquadro, Compasso e deles entrelaçados A Maçonaria é “um sistema de moral, velado por alegorias e ilustrado por
Antes de podermos falar sobre o “símbolo” devemos antes de tudo deter-nos sobre o “signo”, signo linguístico. Sem este último