Black Friday (Sexta-feira negra)

black friday gh45ewrd

Foi-nos colocada a questão sobre se existe alguma relação entre a “sexta-feira negra” (Black Friday) e o facto de os Templários terem sido aprisionados numa sexta-feira, no que se poderá considerar um dia negro.

Não existe qualquer relação, até porque o dia em que se iniciou a perseguição à Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, cujos membros eram conhecidos por Cavaleiros Templários, ocorreu em 13 de Outubro de 1307 e não no final de Novembro. Este dia deu sim origem à popular sexta-feira, 13, dia de azar.

Também não é verdade que esta prática esteja associada ao antigo comércio de escravos, como há quem afirme.

Aparentemente, esta tradição poderá ter-se iniciado em 19 de Novembro de 1975,  quando o jornal “The New York Times” usou pela primeira vez o adjectivo “black” (negro) para se referir aos problemas de trânsito e aos sucessivos engarrafamentos ocorridos na cidade de Nova Iorque, nesse ano, devido aos descontos anunciados pelas lojas no dia seguinte ao Dia de Acção de Graças.

A título de piada, o nosso leitor, amigo e Irmão, P. Rola, enviou-me uma mensagem perguntando porque é que o Freemason.pt era uma das poucas entidades que não fazia descontos “Black Friday”? – importa referir que também fazemos. Na resposta que lhe enviei, referi que “quem ler um artigo, fica automaticamente com o direito a ler de forma gratuita o do dia seguinte” e que este processo se repete todos os dias, sejam ou não sextas-feiras e tenham a cor que tiverem.

Já agora, e que tal comparar os preços que são propostos com os que foram praticados há um mês atrás – a isto chama-se “ser prevenido”. Para os que só comparem com os que vierem a ser praticados um mês depois e descubram que são parecidos, há uma recordação que me vem à memória: quando estudava na instrução primária, dizia-se que os meninos “burros” se sentavam no canto da sala usando um chapéu com as orelhas “do animal”. Porque será que me lembrei disto?

Boas compras.

António Jorge

Artigos relacionados

One thought on “Black Friday (Sexta-feira negra)

  • Avatar

    Eu sabia as datas ,mas não os significado muito interessante …

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *