A Maçonaria dos Altos Graus do Rito York foi introduzida Brasil graças à tenacidade dos Companheiros da Grande Loja do Estado do Paraná que contando com o apoio de seu grão-mestrado, receberam uma comitiva norte-americana que lhes conferiu os graus do Real Arco e formalizaram a fundação em 1 de Junho de 1989 do Capítulo Jerusalém de Maçons do Real Arco, nº 1 do Brasil. Teve a sua Carta Constitutiva emitida pelo General Grand Chapter of Royal Arch Masons, em 22 de Agosto de 1990
Posteriormente, outros Companheiros da Grande Loja do Paraná, em Cascavel fundaram o Capítulo Colunas de Cascavel de Maçons do Real Arco, n° 2 do Brasil. No Rio Grande do Sul, também na Grande Loja Maçónica formou-se o Capítulo Monte Moriah de Maçons do Real Arco, n° 3 do Brasil.
O tempo passou e a semente dos altos graus do Rito York germinou. Criaram-se Capítulos em outros estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul.
Enquanto isso, na Europa, durante ano de 1999, quando visitavam Portugal, o Ilustre Companheiro Arnold Shannon, Grande Representante do Grande Conselho de Mestres Reais e Escolhidos de Portugal junto ao Grand Council of Royal and Select Masters of New Jersey e os Ilustríssimos Grão-Mestres de New Jersey e de Portugal, respectivamente Companheiros Frank Blades e Joaquim José Vieira Pinto Coelho acordaram realizar uma Assembleia conjunta para conferência dos Graus Crípticos.
O objectivo visado foi a organização de uma importante jornada para a divulgação da Maçonaria Críptica e ainda o conhecimento mútuo das práticas ritualísticas de ambas as jurisdições.
No ano 1999 fruto de troca de mensagens na internet entre o Companheiro Carlos Leopoldo Foltz, Rei do Capítulo Thomas Smith Webb e o Companheiro Joaquim Pinto Coelho Ilustríssimo Grão-Mestre do Grande Conselho de Mestres Reais de Portugal, maçons brasileiros foram convidados a participar da IV Convocação Anual do Supremo Grande Capítulo de Maçons do Arco Real e na II Assembleia Anual do Grande Conselho de Mestres Reais e Escolhidos de Portugal que se realizariam em Lisboa, Portugal, dias 17 e 18 de Março do ano 2000 (3000 A.D.).
Aceito o convite, sob a coordenação do Companheiro Carlos Leopoldo Foltz formou-se a comitiva brasileira integrada por 14 companheiros que se deslocaram em 16 de Março de 2000 (3000 A.D.) para Lisboa.
Componentes da comitiva brasileira:
Aroldo Aníbal Macan, Balthazar Rebouças Feijó, Carlos Leopoldo Foltz, Dagomar Ruas Silva, João Francisco Soares de Souza, João Guilherme da Cruz Ribeiro, Jorge Antônio da Fonseca, Jorge Raul Lago Simões, Lauro Araújo Baptista da Silva, Maurício Claudio de Albuquerque, Paulo Afonso Faleiro da Silveira, Paulo Nunes Gomes, Roberto Mello, Roger Mauro Pufal.
Presentes à cerimónia o Mui Poderoso Grão Mestre do Grande Conselho de Maçons Crípticos Internacional Charles Van Etten e o Grande Sumo Sacerdote do Grande Capítulo de Maçons do Real Arco Internacional Willian Schoene.
Entre as delegações internacionais participantes podemos salientar: Alaska, Florida, New Jersey, Califórnia, França, Grécia, Israel, Itália, New York, Roménia, Washington.
O nosso Pavilhão Nacional ocupou um lugar de destaque entre os demais.
Na noite do dia 17 de Março em Assembleia conjunta do Grand Council of Royal and Select Masters of New Jersey e do Grande Conselho de Mestres Reais e Escolhidos de Portugal, realizou-se a IIª Assembleia Anual do Grande Conselho de Mestres Reais e Escolhidos Portugal nas dependências do Altis Park de Lisboa.
A cerimónia de Saudação ao Grau de Mestre Real foi coordenada pelo Respeitabilíssimo Companheiro Saul M. Tischler, Mestre Delegado do Grand Council of Royal and Select Masters of New Jersey e a de Mestre Escolhido pelo Respeitabilíssimo Companheiro Joaquim Pinto Coelho do Grande Conselho de Maçons Crípticos de Portugal.
Conforme acordo prévio o Grand Council of Royal and Select Masters of New Jersey sob a direcção de Frank Blades, realizou (em inglês) a cerimónia de saudação ao Grau de Mestres Reais e de Joaquim J. V. Pinto Coelho, do “Grande Conselho de Mestres Reais e Escolhidos de Portugal” dirigiu a cerimónia de adiantamento ao Grau de Mestres Escolhidos.
Receberam os Graus Crípticos nesta noite memorável 51 candidatos: 14 dos Estados Unidos da América, 23 de Portugal e 14 do Brasil.
Nunca antes dois Grandes Conselhos de diferentes continentes se reuniram para conferir estes graus.
Logo após a cerimónia de saudação os quatorze Companheiros fundaram dia dezoito de Março a primeira corporação da Maçonaria Críptica no Brasil, ou seja, Conselho de Mestres Reais e Escolhidos Luz do Atlântico Sul n° 1.
Retornando ao Rio Grande do Sul criaram-se de imediato novos Conselhos de Maçons Crípticos entre os quais citamos o Conselho de Maçons Crípticos Arca da Aliança n° 2, Conselho de Maçons Crípticos Rei Salomão n° 3.
O Mui Ilustre Companheiro Joaquim Pinto Coelho é historicamente considerado por seu trabalho incansável a favor do desenvolvimento das Corporações Crípticas em nosso País o “Patrono” da Maçonaria Críptica brasileira.
Durante a VIª Convocação do Supremo Grande Capítulo do Real Arco Real e a IVª Assembleia Anual do Grande Conselho de Mestres Reais e Escolhidos de realizados dias 15 e 16 de Março de 2002 em Albufeira, cidade localizada ao sul de Portugal, o Ilustríssimo Grão Mestre José Moreno passou a dirigir os trabalhos e entregou a Carta Constitucional definitiva ao Conselho de Mestres Reais e Escolhidos “Luz do Atlântico Sul” sediado em Porto Alegre Rio Grande do Sul com abrangência para todo o Brasil.
Conselho de Mestres Reais e Escolhidos
Luz do Atlântico Sul
Pioneiro do Brasil
Membros do Conselho Directivo do CMRE Luz do Atlântico Sul n° 1 do Brasil: Ilustre Principal Director dos Trabalhos Ir. Maurício Cláudio de Albuquerque; Ilustre Mestre Carlos Foltz; Ilustre Mestre Delegado Jorge Raul Simões
A partir daí houve um crescimento significativo de Conselhos Crípticos no nosso País.
Grande Conselho de Maçons Crípticos do Brasil
Com o crescimento significativo e qualitativo do número de Conselhos de Maçons Crípticos na região Sul do País estes em Assembleia Geral decidiram peticionar aos dirigentes do Grande Conselho de Mestres Reais e Escolhidos de Portugal a autorização para fundação de um Grande Conselho Críptico no Brasil.
Anexaram documentação pertinente comprovando que as nossas corporações preenchiam todos os requisitos estipulados pelo General Grand Cryptic Council International para fundação de um Grande Conselho salientando que nosso País era um território considerado “selvagem” isto é uma região na qual não existia um Grande Conselho coordenador.
O Grande Conselho de Maçons Crípticos de Portugal de posse da documentação específica autorizou a fundação do nosso Grande Conselho emitindo a respectiva Carta Constitutiva Internacional.
Programou-se a cerimónia de Instalação e Posse para o dia 3 de Abril de 2004 (A.D. 3004) nas dependências do Hotel Laje de Pedra em Canela – RS. Emitiram-se convites para autoridades maçónicas e em especial das três grandes potências simbólicas (Grande Loja, GOB, GORGS) bem como autoridades profanas, Governador do Estado RS, Prefeitos de Porto Alegre, Gramado, Canela e militares.
Assim e sob os auspícios do Grande Conselho de Mestres Reais e Escolhidos de Portugal presente com o seu Grande Conselho Directivo, o “Grande Conselho de Maçons Crípticos do Brasil” com jurisdição em todo o território brasileiro pelo direito de primazia.
A cerimónia foi realizada com a presença de grande número de pessoas, maçons, cunhadas, culminando com um espectáculo de dança folclórica realizada pelo grupo “Ana Terra” e concorrido jantar.
“A Maçonaria deve ser uma Força a ser usada e não uma forma para dela se servir”.
Fotos da instalação do legítimo e pioneiro “Grande Conselho de Maçons Crípticos do Brasil”
Carta constitutiva do Grande Conselho de Maçons Crípticos do Brasil
Homenagens especiais
GRAND COUNCIL OF CRYPTIC MASONS OF BRAZIL
PHILOSOPHY
IN OUR ACTIONS WE FOLLOWED THIS PRINCIPLES:
“Masonry is a house of many rooms; in this house there is room for every part of Masonry. We must remember that basically the same thing goes on in every room. The lessons are the same in every body of Masonry; they are just presented in a different manner. One might call this house the University for the real needs of life.
.
Putting the Masonry back into the Masons means to putting the real spirit of Masonry into the lives of Men: Members and non-members alike, it means bringing relief and help through the real art of Masonry. It means gaining and holding their friendship and confidence. It means first having confidence in our orders. It means exhibiting these principles by example. It means each and every one of us must display the real spirit of Masonry.
.
Freemasonry is not the formal procedures that we see in our rituals, ceremonies, constitutions, by-laws, regulations, edicts, meeting agendas, training programs, application forms, organizational structures, etc.
.
True Freemasonry resides in the hearts and minds of those that love it and practice its ideals. Freemasonry must be a Force to be used and Not a Form to be served.”
(MP Perry Anderson)
DEGREES OF FREEMASONRY
ALTOS GRAUS DO RITO DE YORK
Dois cortadores de pedra estavam talhando blocos para construção.
Alguém que passava perguntou-lhes o que estavam fazendo.
O primeiro operário com uma expressão amarga resmungou:
“Estou cortando esta maldita pedra para fazer um bloco”.
O segundo, que parecia feliz com seu trabalho, replicou orgulhosamente:
“Faço parte de um selecto grupo que está construindo uma catedral”.
COMAGRY
Carlos Foltz
Fonte
- Cadernos Crípticos

- História da Loja Comércio e Artes – Primaz do Brasil nº 1
- Regularidade no discurso das relações maçónicas entre Brasil e Inglaterra (1880-2000)
- Sete artistas Maçons que mudaram a Arte Real
- Boletim Official do GOLU: diálogo da Maçonaria Portuguesa e Brasileira (1869 – 1909)
- A História Secreta da Independência do Brasil


Parabéns pela excelente matéria sobre a chegada da Maçonaria Críptica no Brasil. Meus sinceros agradecimentos pelo belíssimo trabalho realizado pelo companheiro Carlos Leopoldo Folz e sua comitiva na criação e perpetuação da Maçonaria Críptica no Brasil. Sinto-me profundamente feliz e honrado pela oportunidade de haver participado na cerimônia de Instalação do Grande Conselho de Maçons Crípticos do Brasil, na cidade de Canela, em 03 de abril de 2004. Já são mais de 20 anos de profundas realizações no desenvolvimento da Maçonaria dos Altos Graus do Rito de York no Brasil. Vida longa ao Grande Conselho e a todos os pioneiros de participaram deste maravilhoso empreendimento da Arte Real. Curitiba, 05 de abril de 2024.