Preliminarmente, como se ouve comumente, TODO DIA É DIA DO MAÇOM! E que assim esses dias nos sejam fecundos, profícuos, edificantes, e abençoados pelo Grande Arquitecto do Universo!
Todavia, além desta concepção generalista de que “todo dia” ser dia do Maçom, há as datas comemorativas oficiais, efemérides, escolhidas para efectuar as comemorações e reunir nesse dia eventos e congratulações formais e/ou oficiais.
Os “Dias” do Maçom, ei-Los, no que nos pertinem, seriam, além do “todo dia”:
- Dia 20 de Agosto – Dia do Maçom comemorado no Brasil;
- Dia 22 de Fevereiro – Dia Internacional do Maçom;
- Dia de São João Baptista, Dia 24 de Junho, considerado por muitos ritos maçónicos como Padroeiro da Maçonaria e do Maçom.
- Dia de São João Evangelista, Dia 27 de Dezembro, em que muitos comemoram também como dia do Maçom;
- Dia 9 de Setembro – Contudo, sobre o Dia 20 de Agosto, há uma quarta data e uma explicação sobre um equívoco de interpretação de datas maçónicas, e que se deve levar em conta, uma vez que o Maçom deva ser um investigador constante da verdade, sobre o Dia 9 de Setembro – Dia da sessão maçónica conjunta das Lojas “Comércio e Artes” e “União e Tranquilidade” e “Esperança de Niterói”, havida no Rio de Janeiro no ano de 1822, onde o V.M. da Loja Comércio e Artes, Ir. Gonçalves Ledo (*1781 +1847), então 1° Grande Vigilante (posto que ausente estava o Grão-mestre Ir. José Bonifácio de Andrada e Silva), pronunciara um eloquente discurso, fazendo sentir a necessidade de proclamar-se a Independência do Brasil, cuja proposição foi aprovada pelos presentes e registrada em acta no “20º dia do 6º mês maçónico do Ano da Verdadeira Luz de 5822” (?), interpretado como se fosse o dia 20 de Agosto.
Na realidade, autores referem-se ao 20 de Agosto como um erro histórico, dada a utilização equivocada do calendário gregoriano, ao invés do calendário equinocial, utilizado para o registro da sessão, onde o ano maçónico moderno iniciar-se-ia no dia 21 de Março, que leva a reunião para o dia 09 de Setembro, numa diferença de 20 dias.
Desde 1923, encontra-se na BIBLIOTECA NACIONAL DO RIO DE JANEIRO, a Certidão das Actas do Grande Oriente do Brasil, de 1822, com o título DOCUMENTOS PARA A HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA, VOLUME I, LISBOA – RIO DE JANEIRO, 1923 – A MAÇONARIA E A INDEPENDÊNCIA.
Neste documento, grafa quando se refere à “Acta da Sessão de 20 do 6º mês Ano 1822”, a data correspondente no calendário Gregoriano como “(9 de Setembro)”.
A propósito, v. nota 11 de J. Castellani, em “Os Maçons na Independência do Brasil“, p. 99, Colecção Biblioteca do Maçom-25, Editora Maçónica “A Trolha” Ltda.: “…Ocorre que, como já foi destacado, de acordo com o calendário da época, o 20o. DIA DO 6o. MÊS MAÇÓNICO ERA O DIA 9 DE SETEMBRO, POIS O 6o. MÊS INICIAVA-SE NO DIA 21 DE AGOSTO. Os factos da referida Sessão são verdadeiros e merecem a importância que realmente possuem, pois, no dia 9, ainda não se tinha conhecimento dos acontecimentos do dia 7 de Setembro, em S. Paulo, quando o príncipe-regente, no teatral gesto que a história registrou, proclamou a independência, na colina do Ypiranga. Mas a verdade histórica tem que ser reposta.”
Hércule Spoladore, em “Calendários em Maçonaria“, artigo publicado no Caderno de Pesquisas Maçónicas, n. 4, p. 155/59, Editora Maçónica “A Trolha” Ltda., é da mesma opinião. Escreve ele: “…Graças ao correcto manuseio destes calendários, especialmente o primitivo usado pelo Grande Oriente do Brasil, pode-se consertar erros cometidos por muitos autores e assim ficou estabelecido que no dia 20 de Agosto de 1822, não houve Sessão no Grande Oriente do Brasil, ninguém proclamou a Independência do Brasil, como se propala, e que a 14a. Sessão, aos 20 dias do 6o. mês era na realidade dia 09.09.1822, e que também a fundação do Grande Oriente do Brasil, ocorreu a 17.06.1822 e não 28.05.1822 (28o. dia do 3o. mês de 5822).”
Este equívoco surgiu a partir de erro de Rio Branco, em notas à “História da Independência do Brasil”, de Varnhagen, copiando o erro difundido pelo Maçom Manoel Joaquim de Menezes. Embora emérito historiador, Rio Branco confiou numa informação totalmente falsa. (em artigo A FARSA HISTÓRICA DO DIA DO MAÇOM BRASILEIRO, de José Castellani).
E o erro era considerar que o Grande Oriente Brasílico utilizava o calendário maçónico francês, que inicia o ano no dia 1º de Março, quando, na realidade, o utilizado era um calendário equinocial, baseado no calendário religioso hebraico (este inicia o ano no mês Nissan — Março Abril — na lua nova que se segue ao equinócio de Março; o ano civil tem início no Rosh Hashaná, na lua nova que se segue ao equinócio de Setembro). Desta maneira, o ano maçónico tinha início no dia 21 de Março.
Em (http://www.oocities.org/weverton.geo/dimacon2.htm), com epígrafe “Dia do Maçom”, explica-se-nos minuciosa e didacticamente o equívoco do Ir. Visconde do Rio Branco (José Maria da Silva Paranhos *16/03/1819 + 1/11/1880). Mas, enfim, ainda continuamos a comemorar, nesta data, Dia 20 de Agosto, o Dia do Maçom no Brasil.
“Determinando o 20°dia do 6°mês:
| Dias gregorianos de 21 Agosto a 9 de Setembro | 20º dia do 6º mês do calendário maçónico misto |
| 21 de Agosto | 1º dia do 6º mês (início) |
| 22 | 2 |
| 23 | 3 |
| 24 | 4 |
| 25 | 5 |
| 26 | 6 |
| 27 | 7 |
| 28 | 8 |
| 29 | 9 |
| 30 | 10 |
| 31 de Agosto (fim do mês) | 11 |
| 1º de Setembro | 12 |
| 2 | 13 |
| 3 | 14 |
| 4 | 15 |
| 5 | 16 |
| 6 | 17 |
| 7 de Setembro | 18 |
| 8 | 19 |
| 9 de Setembro de 1822, ano da EV | 20º dia do 6º mês de 5822 da VL” |
Entretanto, na nossa Legislação maçónica vigente, a data do Dia Vinte de Agosto consta do art. 134 da “Constituição do Grande Oriente do Brasil” – CGOB.2013.
“Art. 134 -São oficialmente considerados feriados maçónicos o dia dezassete de Junho, como o Dia Nacional do Grande Oriente do Brasil, e o dia vinte de Agosto, como Dia do Maçom.”
E Quanto ao Dia Internacional do Maçom?
Deveu-se a uma Reunião Anual dos Grão-mestres e a uma proposta do Ir. Fernando Paes Coelho Teixeira, Grão-mestre da Grande Loja Regular de Portugal. “Nos dias 20, 21 e 22 de Fevereiro de 1994, realizou-se em Washington, nos Estados Unidos, a Reunião Anual dos Grão-Mestres das Grandes Lojas da América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México). Na ocasião, estiveram presentes como Obediências Coirmãs (Sister Jurisdictions), a Grande Loja Unida da Inglaterra, a Grande Loja Nacional Francesa, a Grande Loja Regular de Portugal, a Grande Loja Regular da Itália, O Grande Oriente da Itália, a Grande Loja Regular da Grécia, a Grande Loja das Filipinas, a Grande Loja do Irã, no exílio; além do Grande Oriente do Brasil, com uma delegação chefiada por seu Grão-Mestre Francisco Murilo Pinto, que ali estava como observador.
Ao encerramento dos trabalhos, o Grão-Mestre da Grande Loja Regular de Portugal, Ir. Fernando Paes Coelho Teixeira, apresentou uma sugestão encampada pelos Grão-Mestres de todas as Grandes Lojas dos Estados Unidos e mais as do México e Canadá, no sentido de fixar o Dia 22 de Fevereiro como o DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM, a ser comemorado por todas as Obediências reconhecidas, o que foi totalmente aprovado.”
Por que 22 de Fevereiro?
Em virtude da data do nascimento do Ir. George Washington e proposta do Sob. Ir. Fernando Paes Coelho Teixeira, da Grande Loja Regular de Portugal. (sugestão deste articulista, sobre a biografia objectiva do Ir. Fernando Paes Coelho Teixeira, vide https://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Teixeira).
“Nos dias 20, 21 e 22 de Fevereiro de 1994, realizou-se em Washington, nos Estados Unidos, a Reunião Anual dos Grão-mestres das Grandes Lojas da América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México).
Estiveram presentes como Obediências Co-Irmãs, a Grande Loja Unida da Inglaterra, a Grande Loja Nacional Francesa, a Grande Loja Regular de Portugal, a Grande Loja Regular da Itália, O Grande Oriente da Itália, a Grande Loja Regular da Grécia, a Grande Loja das Filipinas, a Grande Loja do Irã (no exílio); além do Grande Oriente do Brasil, a delegação chefiada pelo Grão-Mestre Francisco Murilo Pinto, que ali estava como observador.
Ao encerramento dos trabalhos, o Grão-Mestre da Grande Loja Regular de Portugal, Ir. Fernando Paes Coelho Teixeira, apresentou uma sugestão aprovada pelos Grão-mestres de todas as Grandes Lojas dos Estados Unidos e mais as do México e Canadá, no sentido de fixar o dia 22 de Fevereiro como o DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM, a ser comemorado por todas as Obediências reconhecidas, o que foi aprovado.
Em 22 de Fevereiro, em Bridges Creek, Na Virgínia (EUA), no ano de 1732, nasceu GEORGE WASHINGTON, o principal artífice da independência dos Estados Unidos. Nascido pouco depois do início da Maçonaria nos Estados Unidos – o que ocorreu em 23 de Abril de 1730, no estado de Massachussets – Washington foi iniciado a 4 de Novembro de 1752, na “Loja Fredericksburg nº 4”, de Fredericksburg, no Estado da Virgínia; elevado ao Grau de Companheiro em 1753, e Exaltado a Mestre em 4 de Agosto de 1754.
Como Presidente da República norte-americana, nunca olvidou a sua formação maçónica: ao assumir o seu primeiro mandato, em Abril de 1789, prestou o seu juramento constitucional sobre a Bíblia da “Loja Alexandria nº 22”, da qual fora Venerável Mestre em 1788; em 18 de Setembro de 1783, como Grão-Mestre pro-tempore da Grande Loja de Maryland, colocou a primeira pedra do Capitólio – o Congresso norte-americano – apresentando-se com todos os seus paramentos e insígnias de alto mandatário Maçom. Falecido em 14 de Dezembro de 1799, o seu sepultamento ocorreu no dia 18, na sua propriedade de Mount Vernon, numa cerimónia fúnebre maçónica, dirigida pelo Reverendo James Muir, capelão da “Loja Alexandria nº 22”, e pelo Dr. Elisha C. Dick, Venerável Mestre da mesma Oficina.
Como se vê, a criação do DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM representou uma homenagem mais do que justa a um grande Maçom, além de também ser historicamente pertinente.
O Grande Oriente do Brasil, através do Decreto nº 003, de 10/02/95, do seu Grão-Mestre Francisco Murilo Pinto, atendeu à recomendação da Reunião das mais importantes potências Maçónicas do mundo, e passa a comemorar o DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM a 22 de Fevereiro, com plenas justificativas maçónicas e históricas.
No Brasil, comemoram-se também o DIA NACIONAL DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL em Dezassete de Junho e, o DIA (NACIONAL) DO MAÇOM, em Vinte de Agosto.”
PARABÉNS A TODOS OS MAÇONS EM TODOS OS SEUS DIAS!
Alexandre Fortes, 33º – CIM 285969 – ARLS Cícero Veloso n° 4543 – GOB-PI
Referências
- Constituição do G∴O∴B∴ 2013, art. 134.
- DOCUMENTOS PARA A HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA, VOLUME I, LISBOA – RIO DE JANEIRO, 1923 – A MAÇONARIA E A INDEPENDÊNCIA
- http://www.oocities.org/weverton.geo/dimacon2.htm. Dia do Maçom.
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Teixeira
- https://verdademistica.wordpress.com/2013/08/15/george-washinton-e-a-maconaria/
- Hércule Spoladore, em “Calendários em Maçonaria”, artigo publicado no Caderno de Pesquisas Maçónicas, n. 4, p. 155/59, Editora Maçónica “A Trolha” Ltda.
- Castellani, em “Os Maçons na Independência do Brasil”, p. 99, Colecção Biblioteca do Maçom-25, Editora Maçónica “A Trolha” Ltda.
- Revista “O Prumo” nº 84, Artigo do Ir∴ José Castellani.

- Estrela de Seis e de Cinco Pontas
- Os efeitos psicológicos da prática do Ritual Maçónico
- Sois Maçom?
- As colunas do Templo de Salomão
- Os quatro elementos


…”Ao encerramento dos trabalhos, o Grão-Mestre da Grande Loja Regular de Portugal, Ir. Fernando Paes Coelho Teixeira, apresentou uma sugestão aprovada pelos Grão-mestres de todas as Grandes Lojas dos Estados Unidos e mais as do México e Canadá, no sentido de fixar o dia 22 de Fevereiro como o DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM, a ser comemorado por todas as Obediências reconhecidas, o que foi aprovado…”.
Como muito bem apontado pelo ir. Kennyo Ismail, nunca houve essa aprovação. Nos EUA, não é comemorado um Dia do Maçom, e desafio qualquer um a apresentar prova disso.
Lamentável não haver um conselho editorial neste blog, que permite que qualquer artigo seja publicado, sem que haja uma análise prévia confiabilidade.
* São João 24/06, sugestão de correção.
Alteração feita. Muito Obrigado