Amados Irmãos Brasileiros,
À semelhança do que já faço para Portugal, gostaria de publicar uma Lista das Obediências Maçónicas registadas no Brasil. Para isso, peço-vos que me enviem a seguinte informação relativa à vossa Loja ou a outras que conheçam:
- Obediência a que pertence (ex: Grande Oriente do Distrito Federal, Grande Oriente do Amapá, etc.).
- Se a Obediência se integrar noutra Obediência (ex: o Grande Oriente do Distrito Federal integra-se no GOB ; o Grande Oriente do Amapá integra-se na COMAB, etc.) , o nome dessa Obediência.
- Data de constituição (se possível).
- Ritos que são praticados na Obediência.
Agradeço que as vossas contribuições para esta Lista das Obediências Maçónicas registadas no Brasil, sejam enviadas para o email [email protected].
Grato pela vossa colaboração,
António Jorge, M∴ M∴, membro de:
- R∴ L∴ Mestre Affonso Domingues, nº 5 (GLLP / GLRP)
- Ex Libris Lodge, nº 3765 (UGLE)
- Lodge of Discoveries, nº 9409 (UGLE)

- Lista das Obediências Maçónicas registadas em Portugal
- Os Grão-Mestres da Grande Loja Legal de Portugal / GLRP
- Os Grão-Mestres do Grande Oriente Lusitano (GOL) – 1803 até hoje
- A Maçonaria Feminina em Portugal – Um pouco de História
- Grande Loja Unida de Inglaterra (UGLE) – Cerimónia 300 anos


Grande Loja de Maçons Livres e Aceitos do Brasil
Fundado em 22 de setembro de 2016
São paulo Brasil
Ritos que praticamos :
Rito Escocês
Rito de York Americano
Rito Primitivo de Memphis
Wilson Trindade – M:.M:.
Minha Loja: A:.R:.B:.L.:.S.: Templários do Millenium – nº 256
Or:. de Bauru, estado de São Paulo – Brasil
Obediência: Grande Oriente Paulista (GOP) fundado em 04/08/1981
Atualmente o Grande Oriente Paulista é composto por 304 Lojas Simbólicas, com cerca de 9.000 Irmãos Maçons, trabalhando sob as regras de sete ritos maçônicos (REAA, Emulação, Moderno, York, Brasileiro, Adonhiramita e Schröder).
Além das Confederações Maçônicas do Brasil e Interamericana, mantêm Tratados, de amizade e mútuo reconhecimento, com várias Potências Maçônicas, regulares, da Argentina, Armênia, Bolívia, Chile, Chipre, China, Colômbia, Croácia, Cuba, Equador, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, Haiti, Honduras, Israel, Líbano, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
No Brasil, sempre zela pela harmonia e fraternidade com as Grandes Lojas Maçônicas que compõem a CMSB (Confederação da Maçônica Simbólica do Brasil) e com os Grandes Orientes Estaduais ligados ao Grande Oriente do Brasil.
Minha Loja: A.’.R.’.L.’.S.’. Pedreiros da Cidadania, n. 205
Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul
8/01/1928
Ritos praticados: escocês, Schroeder, York, Emulação
Grande Oriente Maçónico de Pernambuco – GOMPE, sucessor do Grande Oriente de Pernambuco – GOPE, fundado em 02 de dezembro de 1926 e refundado em 26 de março de 2019, Potencia maçônica com regularidade de origem, autônoma e independente, não se subordinando a nenhuma outra congênere. Suas Lojas possuem autonomia e regulam-se por seus Estatutos e são coordenadas pelo GOMPE.
Presado Ir.: António Jorje, A Loja que era escrito desde 2013 quando fiz retorno para o Brasil- R.L. Caminho da Luz nº 447 Or. de Franca – São Paulo, fundada em 14/12/1993 (GLESP) Rito Escoces. Atualmente estou afiliado na R.L. Brasil nº 863 Or. São Paulo S.P fundada em 07/09/2008-CNPJ nº 11285.994/0001-56 (GLESP) Rito São João. GLESP = (Grande Loja do Estado de São Paulo)
Minha Loja: Aug.’. Resp.’. Loja Simb.’. Profeta Elias n˚ 109
Obediência: GRANDE LOJA DO PARANÁ (CMSB – Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, que reúne todas as Grandes Lojas brasileiras).
A GRANDE LOJA DO PARANÁ foi fundada em 25/01/1941.