Reacção do Grão-Mestre da Grande Loja do Wisconsin, à invasão do Capitólio

Partilhe este Artigo:

Grand Lodge F&AM of Wisconsin

Dois dias depois da Mensagem enviada pelo Grão-Mestre da Carolina do Norte, relativa aos acontecimentos ocorridos no Capitólio dos Estados Unidos, onde apelou aos membros que rejeitassem a violência, a ignorância e a intolerância, também o Grão-Mestre da Grand Lodge F&AM of Wisconsin, Kenneth C. Gorgen, decidiu reagir, emitindo uma declaração intitulada “Carta do Grão-Mestre sobre desobediência civil”:

Vida, Liberdade e a Busca da Felicidade

Meus Irmãos,

O dia 6 de Janeiro de 2021 foi um momento para as engrenagens do nosso governo começarem a girar para o ritual de quatro anos reconhecendo a vontade do povo e validando a escolha de um líder para o nosso amado país. Este ritual é um legado e parte da nossa herança há mais de 200 anos. Infelizmente, neste dia, um grupo de bandidos decidiu imiscuir-se à força neste processo sagrado e impedir que essas rodas girassem. Eles atacaram o santuário que abriga um local para os nossos líderes eleitos decidirem os destinos do país. Independentemente da nossa convicção ou crença política, como Cidadãos dos Estados Unidos e como Maçons justos e íntegros, deveríamos ficar enojados com as acções implacáveis destes criminosos.

O nosso país está baseado num humilde princípio de que “nós, o povo” temos direito à Vida, à Liberdade e à Busca da Felicidade. Como Maçons, somos encarregados de promover estes princípios a todas as pessoas e, como ensina o ritual, “… dar a cada homem o que lhe é devido, sem distinção”. Há muito trabalho a fazer para garantir que todas as pessoas deste País tenham uma parte igual deste sonho, mas o trabalho da igualdade perante a lei e, neste caso, a transferência pacífica do poder nunca deve parar ou ser interrompida pela força.

Estes criminosos, no passado e no dia 6 de Janeiro expuseram a todos à retórica e acções que promovem a desconfiança, a suspeita, a discriminação, a separação e o ódio, que no final resultou num assalto ao berço do nosso governo.

Os Maçons que acreditam nos princípios do Amor Fraterno, Alívio e Verdade não podem, em consciência limpa, pertencer a qualquer organização que ensine o ódio e a supremacia de uma pessoa sobre outra por causa da cor, nacionalidade e crenças religiosas. Essas organizações estão em conflito directo com o que nós, como Maçons, prezamos. Não é possível ser membro de uma dessas organizações subversivas e ser Maçom.

Foste preparado pela primeira vez para ser um Maçom no teu coração. Não posso tolerar que um dos nossos Irmãos Maçónicos mantenha uma filiação a uma dessas organizações. Se és membro de uma dessas organizações, encorajo-te a que te apegues aos ensinamentos maçónicos e a que renuncies a esse grupo. Caso contrário, terei todo o gosto em aceitar a tua renúncia à Fraternidade Maçónica.

Sincera e Fraternalmente,

Kenneth Gorgen
Grão-Mestre dos Maçons do Wisconsin

Tradução de António Jorge

Carta Original

Carta do Grão-Mestre sobre desobediência civil

Fonte


Artigos relacionados

Partilhe este Artigo:

3 thoughts on “Reacção do Grão-Mestre da Grande Loja do Wisconsin, à invasão do Capitólio

  • Avatar

    Foi muito triste esse acontecimento num país onde e uma potência mundial ter sido alvo de seus conterrâneos .Mas tudo isso tem que ser apurado com devida cautela e investigado a Maçonaria tem seu papel em busca da verdade se tem maçons envolvidos e preciso averiguar mas precisamos como senhores nobres da ordem retomarmos a frente com seriedade e responsabilidade a frente como nos tempos antigos deixo vós minhas condulencias a está nação e minhas preces ao Grande Arquiteto do Universo trazendo paz e calmaria…
    Rodrigo Manilha .’ .
    MM. ‘ . REEA. ‘ .

    Resposta
  • Avatar

    E muito triste vê acontecer isso num país onde e a maior potência do mundo.Mas precisa ser visto a fundo que está por trás desse alvoroço no capitólio e que de fato levou os americanos ande posicionar nesta antidemocracia .Mas a Maçonaria tem um grande papel de buscar a verdade e os preceitos maçônicos constituídos pelo Landmarks está na hora de a Maçonaria voltar a fazer o seu papel nos dias de hoje com a sociedade…
    Rodrigo Manilha.’.
    MM.’. REEA.’.

    Resposta
  • Avatar

    Gosto de ver todos os acontecimentos revistos, ponto por ponto. A invasão ao Capitólio é, realmente repudiável, mas quais foram os motivos? Houve, realmente, alguma fraude? Houve votos de mortos, computados como válidos? Alguém pesquisou a nível de pormenores? Não vão pesquisar?
    Se não houver uma pesquisa a miúde, vai sempre pairar a dúvida e deixar a população inquieta, colocando em xeque as autoridades.
    Em minha opinião, não se deve ter preguiça de pesquisar qualquer coisa que gere descontentamento, tudo deve ser investigado para não pairar dúvidas que poderão se tornar um elo para futuras insurreições.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *