Vandalizada uma estátua dos Shriners no Connecticut

shriners

O Templo Sphinx Shrine em Connecticut foi esta semana, a última vítima do vandalismo de estátuas.

Duas vezes antes nos últimos meses, os descontentes da área tentaram desamarrar e derrubar a icónica escultura “Editorial Without Words” localizada em frente ao templo dos Shriners em Newington, mas os seus esforços anteriores aparentemente falharam em gerar atenção satisfatória. Então, em algum momento antes do último sábado, voltaram e decapitaram a estátua. Desta vez, o New Britain Herald pegou na história e entrevistou o Imperial Potentate Richard White, o antigo Imperial Potentate John Taylor e a ex-primeira-dama Lisbeth Mindera Herbert sobre o incidente.

Segundo a manchete, o dano é “irreparável”.

estátua shriners

A estátua é uma decoração comum vista diante dos templos dos Shriners em toda a América do Norte. É uma representação amplamente reconhecida da missão contínua da Shriners International em fornecer atendimento ortopédico e de queimaduras a crianças nos seus 22 hospitais.

A escultura é inspirada numa famosa fotografia de 1970 do Shriner Al Hortman tirada em Evansville, Indiana, num piquenique dos Shriners. O fotógrafo local Randy Dieter estava encarregue de cobrir o passeio anual do Templo de Hadi para crianças deficientes. Hortman parou para agarrar uma garota deficiente chamada Bobbi Jo Wright e as suas muletas quando Dieter os viu quase por acidente e tirou a foto. A menina mais velha na foto é a filha de Hortman, Laura, que era paciente no Hospital Shriners em St. Louis. Foi depois que Laura começou a receber tratamentos no Shriners Hospitals for Children que Al Hortman se juntou ao Shrine Hadi.

shriners 003 43ertg

Desde então, a imagem tem sido reproduzida inúmeras vezes, como logotipo, em publicidade, em jóias e como escultura, que foi criada inicialmente para ficar em frente à sede da Shriners International em Tampa. É referida pelo título incomum “Editorial Without Words” porque a imagem retrata de forma evidente e sem necessidade de palavras, os Shriners e a sua principal instituição de caridade.

O Shriners Hospitals for Children oferece atendimento pediátrico especializado em ortopedia, lesão da medula espinhal, fenda palatina e outras condições. Mais de 1,4 milhões de crianças receberam tratamento desde 1922. Os Hospitais Shriners fornecem todos os cuidados sem obrigação financeira para os pacientes ou para as suas famílias.

Embora todos os Shriners sejam Maçons, nem todos os Maçons optam por se tornar Shriners. Além da sede dos Shriners, o Sphinx Temple, também é o lar do Scottish Rite Valley of Hartford.

A propósito, o Sphinx Shriners tem a distinção de ser o lar da mais antiga banda de Santuários estabelecida no país, originalmente formada em 1899.

shriners 004 h45ertf

Vários Shriners de outros estados disseram-me que este ataque à estátua dos Shriners de Connecticut não foi o único este ano. No frenesi de derrubada de estátuas dos últimos meses, parece que mesquinhos canalhas danificaram várias delas em todo o país. Não se percebe como se a estátua de um Shriner, usando o fez” “ e carregando uma criança deficiente, seja qualquer tipo de símbolo de “opressão” ou digna de algum tipo de desprezo revisionista histórico. Mas talvez isto esteja relacionado com as últimas fantasias da Internet de conspirações Maçónicas e conversas variadas de Qanon sobre traficantes de crianças satânicos. Ou talvez esteja ligado a decapitações de estátuas (e pessoas) cristãs e ocidentais na Europa por extremistas islâmicos nas últimas semanas. Ou talvez apenas pseudo insurreccionários de cave, animados pelo execrável artigo “Como derrubar uma estátua”, da Popular Mechanics durante o Verão, que contribuiu para danos galopantes em todo o país.

Ou, mais provavelmente, apenas adolescentes aborrecidos e ignorantes com muito tempo disponível durante os confinamentos nacionais. Suponho que nunca saberemos. Mas na contínua mania de destruir pessoas, instituições, crenças e nobreza, certamente seria uma mudança agradável se alguns destes cretinos delinquentes tentasse construir algo admirável no seu lugar.

Que tolo sou.

Christopher Hodapp

Tradução de António Jorge

Fonte

Artigos relacionados

One thought on “Vandalizada uma estátua dos Shriners no Connecticut

  • Avatar

    Não é novidade, que estamos vivendo num momento histórico onde nunca houve tanta difusão de informação e cultura, ao mesmo tempo em que a ignorância e a intolerância alcançam níveis estratosféricos.

    Se por ventura, no início do século XX, um jovem cientísta participando do Congresso de Solvay, tivesse um insight e participasse um pensamento a um colega: “Se estamos vivendo essa efusão da ciência e do conhecimento hoje, imagine como será a humanidade, no século XXI, onde todos pudessem ter toda a informação e conhecimento na palma da mão, como seria?”

    A resposta está aí. Deu ruim! A humanidade, em vez de evoluir, regrediu.

    Mas, não importa quantas estatuas sejam derrubadas e vandalizadas, a nobre obra dos shriners nunca poderá ser destruída!

    Obrigada por compartilhar o artigo.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *