Carta “À Mocidade”, anti-Maçonaria (1927)

Partilhe este Artigo:

General António Óscar de Fragoso Carmona, carta
General António Óscar de Fragoso Carmona

O Governo da chamada Segunda República, que funcionou entre 9 de Julho de 1926 e 18 de Abril de 1928, foi dirigido por António Óscar de Fragoso Carmona, no período que muitos designam por Ditadura Militar carta

Este período na nossa história que integra a Segunda República Portuguesa, iniciou-se com o golpe militar de 28 de Maio de 1926 e a entrada em vigor da Constituição portuguesa de 1933, que institucionalizou o Estado Novo.

Em Julho de 1927, foi emitida uma carta de título “À Mocidade” que claramente condena a Maçonaria, apelando até “Ás armas contra a Maçonaria” e recordando o artigo 283 do Código Penal como fundamento para esta “luta“. Esta carta foi aparentemente dirigida ao mundo académico, dado que todos os signatários são membros das diversas academias.

O General António Óscar de Fragoso Carmona (mais tarde, Marechal), terá sido Maçom, iniciado no triângulo nº 1, de Chaves, entre 1894 e 1906, não tendo passado do grau de Aprendiz. Abandonou a Maçonaria, tendo, em 1935, assinado a lei que a ilegalizou em Portugal. (conforme MARQUES, A. H. de Oliveira. Dicionário de Maçonaria Portuguesa. Lisboa: Editorial Delta, 1986, vol I, col. 272-273).

Reprodução da carta…

 

 

Artigos relacionados


Partilhe este Artigo:

2 thoughts on “Carta “À Mocidade”, anti-Maçonaria (1927)”

  1. Mario Waddington Vieira

    Quando não se conhece os ideais da Maçonaria no trabalho de tornar o homem Justo e Perfeito, e assim formar a imprescindível sociedade de homens livres, comprova sua total ignorância da história, onde a Liberdade e a Democracia encontraram o seu maior e mais valoroso braço forte.

  2. Teofilo Marques

    Faço minha as palavras de Fernando Pessoa já publicadas aqui a respeito dessa sublime ordem. Embora não seja Maçom compartilho com estes os ideais de LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE e que se hoje tenho liberdade de expressar essas palavras isso é devido a muitos Maçons que lutaram pela democracia em meu País e pelo mundo afora.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Scroll to Top