A ligação entre a condecoração Purple Heart e a Maçonaria

purple heart
Purple Heart

O falecido Irmão Audie Murphy é sem dúvida um dos mais conhecidos veteranos da Segunda Guerra Mundial. Murphy alegadamente falsificou documentos para entrar nas forças armadas dos EUA antes de seu aniversário de 18 anos. Durante a Segunda Guerra Mundial, o nativo do Texas tornou-se um dos mais condecorados membros do serviço, ganhando todas as condecorações de combate militar por bravura disponíveis no Exército dos EUA. Essas condecorações incluíram a Medalha de Honra e a Purple Heart (Coração Púrpura) com dois conjuntos de folhas de carvalho – indicando que foi concedida três vezes. Curiosamente, das condecorações recebidas pelo Irmão Murphy, a Purple Heart tem uma conexão com o Irmão George Washington e uma conexão com o estado de Nova York e uma propriedade da Grande Loja de Nova York.

Embora a Purple Heart tenha sido concedido pela primeira vez em 1932, ela é inspirada numa condecoração Americana muito mais antiga – A Badge of Military Merit (Insígnia de Mérito Militar). Esta condecoração é “a figura de um coração em tecido roxo, ou seda, debruado com renda estreita ou guarnição”, costurada no peito esquerdo do uniforme do destinatário. Em 7 de Agosto de 1782, o General George Washington emitiu uma ordem geral para estabelecer a Badge of Military Merit.

A Badge of Military Merit é geralmente considerado a primeira condecoração militar emitida pelos Estados Unidos e um dos primeiros prémios nas Forças Armadas modernas, concedida apenas a oficiais subalternos e alistados. Os registros existentes indicam que durante a Guerra pela Independência Americana, apenas quatro homens obtiveram esta condecoração. Os primeiros dois homens a receberem este reconhecimento, foram homenageados pelo próprio General Washington.

Badge of Military Merit
Badge of Military Merit

Enquanto a luta em solo Americano terminou com o Cerco de Yorktown (28 de Setembro – 19 de Outubro de 1781), o Tratado de Paris não foi assinado até 3 de Setembro de 1783. Para garantir que os interesses Americanos fossem atendidos na mesa de negociações, o Exército de Washington manteve-se intacto e ele sediou o Exército Americano pós-conflito em Newburgh, NY. Enquanto sediada em Newburgh, Washington reprimiu a Conspiração de Newburgh e emitiu a primeira Badge of Military Merit. É por isso que o National Purple Heart Hall of Honor está localizado em Newburgh hoje.

No dia 3 de Maio de 1783, o General George Washington entregou o Badge of Military Merit a William Brown do 5º Connecticut Regiment e a Elijah Churchill do 2º Regiment of Light Dragoons (CT). Washington entregou estas condecorações na sua sede em Newburgh, NY. No dia seguinte, o General Washington foi a uma residência em que tinha permanecido por curtos períodos antes – The DeWint House em Tappan. A maioria dos Maçons de Nova York deve animar-se ao ouvir falar de Washington em Tappan, já que a Grande Loja de Nova York é dona do Historic Site at Tappan – também conhecido como DeWint House.

A DeWint House é a estrutura mais antiga do condado de Rockland e recebeu várias visitas do Irmão George Washington. A primeira visita de Washington foi de 8 a 24 de Agosto de 1780, durante a inspecção a um reduto no rio Hudson. Vários meses depois, Washington voltou a ficar na casa de 28 de Setembro a 7 de Outubro de 1780, durante o julgamento do espião Britânico, Major John André. John André foi capturado após um encontro com o Irmão Benedict Arnold, onde os dois conspiraram para trair as fortificações em West Point.

Três anos depois, Washington voltou à casa (4 a 8 de Maio de 1783). Desta vez, Washington ficou na Casa DeWint enquanto negociava a retirada final das tropas britânicas da cidade de Nova York. Washington fez da casa o seu quartel-general, um dia depois de conceder a Badge of Military Merit inicial a Elijah Churchill e William Brown. A última visita de Washington à casa aconteceu apenas seis meses depois, quando uma tempestade de neve o forçou a buscar refúgio durante a sua viagem de West Point para a cidade de Nova York –  o caminho para apresentar a sua renúncia ao cargo de General do Exército.

Pode-se perguntar como é que esta propriedade acabou na posição de Grande Loja de Nova York. Em 1932, o Grão-Mestre Charles H. Johnson soube que a propriedade estava à venda e que um comprador em potencial provavelmente demoliria a residência tão intimamente ligada ao Irmão George Washington. A Grande Loja de Nova York detém e mantém a propriedade desde então. A Grande Loja de Nova York restaurou a DeWint House e, em 1966, ela foi declarada um marco histórico nacional e adicionada ao Registro Nacional de Locais Históricos.

Nathan Tweedie – 1º Diácono e Historiador, Loja Ostego nº138, 2º Vigilante, Loja Delaware River nº 439 – Central Leatherstocking District

Tradução de António Jorge

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *